Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Criança com 9 anos de idade apresenta febre irregular, associada a emagrecimento progressivo, palidez cutâneo-mucosa e hepatoesplenomegalia. Possui quadro clínico arrastado, com mais de dois meses de evolução associado ao comprometimento do estado geral. Os exames complementares estão alterados e, no exame sorológico, os títulos de anticorpos específicos são elevados. O diagnóstico inicial de suspeição seria:

A
Febre maculosa.
B
Leishmaniose visceral.
C
Tuberculose.
D
Linfoma.
A formação de varizes de esôfago e a ocorrência de sangramento varicoso em pacientes portadores de cirrose na forma sinusoidal e pós-sinusoidal estão relacionadas, respectivamente, a valores do gradiente de pressão porta a partir de:
Senhor de 40 anos, há 12 horas, relata tremores, náusea, tontura, palpitações e sudorese fria. Negou uso prévio de medicações ou doenças físicas. Relatou uso de álcool e tabaco diariamente, sendo que o último uso foi há 16 horas. Negou uso ou abuso de outras substâncias. Optou-se apenas por hidratar e após 4 horas evoluiu com alucinações visuais, onde relatava estar vendo cobras e aranhas. O diagnóstico mais provável é:
Vinícius, 65 anos, obeso, tabagista, portador de hérnia inguinal Nyhus tipo IVA, foi submetido a correção cirúrgica pela técnica de Lichtenstein com raque anestesia e opioide para analgesia. A cirurgia foi bastante trabalhosa devido dificuldades técnicas. No pós-operatório não conseguiu urinar, apresentando bexigona, sendo necessário sondagem de alívio. Qual a provável etiologia desta retenção urinária:
Em litíase urinária de repetição, acometendo paciente com hipercalciúria, você, desejando iniciar alguma forma de prevenção medicamentosa, prescreveria:
Compartilhar