Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Criança com 9 anos de idade apresenta febre irregular, associada a emagrecimento progressivo, palidez cutâneo-mucosa e hepatoesplenomegalia. Possui quadro clínico arrastado, com mais de dois meses de evolução associado ao comprometimento do estado geral. Os exames complementares estão alterados e, no exame sorológico, os títulos de anticorpos específicos são elevados. O diagnóstico inicial de suspeição seria:

A
Febre maculosa.
B
Leishmaniose visceral.
C
Tuberculose.
D
Linfoma.
Considere as afirmações abaixo sobre obesidade em adultos. I - A incidência de câncer de cólon, reto, vesícula de vias biliares é maior em mulheres obesas. II - A presença de insuficiência renal, de glaucoma, de doença coronariana e de acidente vascular cerebral contraindica o uso de sibutramina em pacientes obesos. III - Uma das complicações da pele associadas à obesidade é a acantose nigricans. Esta reflete resistência à insulina, porém não melhora com a redução de peso. Qual a alternativa correta?
Com relação às medidas de precaução, qual das alternativas abaixo está correta?
A doença ocupacional cuja característica anatomo-patológica é a granulomatose tipo sarcoide é:
Paciente de 56 anos, sexo feminino, vem consultando no ambulatório do hospital por quadro de diarreia há 1 mês, dor abdominal epigástrica em queimação e emagrecimento. Foram solicitadas endoscopia digestiva alta e ecografia abdominal. A endoscopia mostrou duas úlceras gástricas em região antral e uma em região duodenal. A ecografia foi normal. Baseando-se na principal etiologia para este achado endoscópico, qual exame poderia especificar a causa do problema?
Compartilhar