Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Criança com 9 anos de idade apresenta febre irregular, associada a emagrecimento progressivo, palidez cutâneo-mucosa e hepatoesplenomegalia. Possui quadro clínico arrastado, com mais de dois meses de evolução associado ao comprometimento do estado geral. Os exames complementares estão alterados e, no exame sorológico, os títulos de anticorpos específicos são elevados. O diagnóstico inicial de suspeição seria:

A
Febre maculosa.
B
Leishmaniose visceral.
C
Tuberculose.
D
Linfoma.
Quais artérias devem ser ligadas para controle de sangramento volumoso intraoperatório, após a abertura do saco aneurismático, durante a correção de um aneurisma de aorta abdominal?
RN do sexo masculino, 3 dias de vida, apresenta distensão abdominal e vômitos há 1 dia. Até o momento, foram 4 episódios de vômitos, os 2 primeiros de conteúdo alimentar e os últimos com conteúdo esverdeado. AP: nascido a termo, de parto vaginal, sem intercorrência, com peso e estatura adequados para a idade gestacional. Hoje evacuou pela primeira vez, em pequena quantidade, após a realização de estímulo com supositório de glicerina. Exame físico: BEG, desidratado 1+/4, corado, FC e FR normais para a idade. Abdome: distensão generalizada, RHA presentes, sem sinais de reação peritoneal. Toque retal: saída de grande quantidade de mecônio. A conduta inicial é
Menino de 15 anos apresenta hipertensão arterial (aferida no membro superior direito), diminuição da amplitude dos pulsos femorais e dificuldade de palpar os pulsos tibiais anteriores e posteriores. Mantém saturação arterial acima de 95% nos membros superiores e inferiores, sem diferença significativa entre eles. Raio x de tórax: presença do sinal de Röesler (desgaste das bordas inferiores das costelas). O adolescente é portador de
Com o melhoramento contínuo do conhecimento das doenças e das habilidades técnicas, podemos reduzir os eventos inesperados que podem ocorrer nos pacientes cirúrgicos. Com relação às complicações pós-operatórias, podemos afirmar:
Compartilhar