Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Criança com 9 anos de idade apresenta febre irregular, associada a emagrecimento progressivo, palidez cutâneo-mucosa e hepatoesplenomegalia. Possui quadro clínico arrastado, com mais de dois meses de evolução associado ao comprometimento do estado geral. Os exames complementares estão alterados e, no exame sorológico, os títulos de anticorpos específicos são elevados. O diagnóstico inicial de suspeição seria:

A
Febre maculosa.
B
Leishmaniose visceral.
C
Tuberculose.
D
Linfoma.
A pancreatite aguda biliar grave é doença de letalidade elevada. A condução dos casos é difícil e a decisão operatória algumas vezes controversa. Referente à conduta nessa doença, assinale a alternativa correta:
Com relação ao câncer da vesícula biliar, assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a afirmativa CORRETA em relação ao cisto pilonidal:
Paciente com 17 anos de idade, primípara, encontra-se no 7º dia pós-parto e permanece internada no alojamento conjunto, acompanhando seu recém-nascido, em tratamento de sepse neonatal. Nesse período, a paciente começa a apresentar quadro de insônia, delírios de grandeza, alternados com manifestações paranoides. Diz que ouve vozes e vê sombras que querem pegá-la e trocar seu bebê. Durante o dia, apresenta agitação psicomotora ininterrupta. Ela não apresenta nenhum sintoma associado a infanticídio ou ideário negativo em relação à sua maternidade, mas diz que prefere morrer a ser "pega pelas sombras". A família nega qualquer quadro anterior semelhante. Baseado na sintomatologia apresentada, o diagnóstico é:
Compartilhar