Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Criança com diarreia aguda, 15 vezes/dia, líquida, amarela, sem sangue ou pus, chegou na emergência pálida, enchimento capilar 5 segundos, pulso fraco, sonolência, taquicardia, taquipneia e sem urinar. Foram necessárias 3 etapas de expansão para a sua recuperação hemodinâmica e a eliminação da primeira diurese. Caso seja uma oligúria fisiológica podemos encontrar:

A
Densidade urinária menor que 1010.
B
Células tubulares renais.
C
Índice de fração de excreção de sódio menor que 1 a 2%.
D
Cor amarela clara.
E
Glicosúria.
Luciana comparece à Unidade de Saúde com seu bebê de 3 dias, muito preocupada porque observou que os olhos dele estão vermelhos, inchados e com pus grosso (sic). O diagnóstico para o caso é:
Das malformações cervicais apresentadas a seguir, assinale a alternativa contendo aquela que mantém relações com a intimidade do osso hioide.
Homem de 65 anos, etilista e tabagista, procura atendimento médico queixando rouquidão. Após exame físico a propedêutica indicada é realizar:
Um homem de 35 anos de idade procurou atendimento em serviço de emergência por cólica nefrética. Ele relatou episódios recentes de disúria e presença de "areia" na urina. O exame de sedimento urinário revelou hematúria microscópica e cristalúria, sem cilindros. Radiografia simples de abdome normal. A ultrassonografia revelou cálculo de 4 mm localizado em porção distal do ureter esquerdo, sem evidências de dilatação do sistema pielocalicial. Após uso de analgésico, o paciente ficou assintomático. Qual é a conduta adequada nesse caso?
Compartilhar