Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Hematologia

Criança com leucemia aguda apresenta Hb = 6,0 g/dl, leucócitos = 350.000/mm³, plaquetas = 15.000/mm³. Entre os cuidados emergenciais, sabe-se que NÃO deve ser prescrito:

A
Transfusão simples de concentrado de hemácias.
B
Leucoaférese.
C
Concentrado de plaquetas.
D
Corticoterapia.
E
Exosanguineotransfusão.
Em relação às reações alérgicas cutâneas (a urticária e o edema de Quincke), há envolvimento de mecanismos imunológicos e não imunológicos; sobre isso, assinale a alternativa incorreta:
Os acidentes na infância são ocorrências frequentes e facilmente evitáveis, se houver orientação adequada sobre os mesmos. Acerca desses acidentes, assinale a alternativa correta:
Mecânico de 48 anos, hipertenso há 5 anos, em uso diário de hidroclorotiazida-25,0mg/dia e captopril-50mg duas vezes ao dia, apresenta PA = 150x90 em 3 verificações nessa avaliação ambulatorial. O ECG mostra bloqueio AV de 2º grau. Para o controle da HAS está contraindicado:
Paciente de 60 anos, portador de cirrose hepática (Child B) foi encaminhado ao ambulatório de Cirurgia Geral para tratamento de uma hérnia umbilical, que no momento lhe está causando dor. Este paciente faz uso de espironolactona 25mg/dia para o tratamento de ascite. Ao exame notamos um anel herniário de cerca de 4cm, com um conteúdo encarcerado e uma pequena úlcera na pele. Dentre as condutas abaixo relacionadas, qual a mais apropriada para o caso?
Compartilhar