Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Em uma situação em que não há disponibilidade de ultrassonografia, uma mulher apresentou- se ao Médico de Família e Comunidade com dor pélvica, mas sem sinais de irritação peritoneal. Qual dos grupos de achados abaixo apoiaria integralmente o diagnóstico de doença inflamatória pélvica aguda?

A
Varizes vulvares + aderências, miomas e cisto ovariano à palpação.
B
Dor à mobilização do colo, dor à palpação anexial, febre e proteína C reativa aumentada.
C
Leucocitose, HIV positivo, diarreia e delírio.
D
Beta-HCG positivo, pressão arterial > 160/ 100 mmHg, proteinúria e edema de pernas.
E
Sangramento uterino aumentado, flatulência, humor depressivo e polaciúria.
Em 2009, vimos crescer, entre os salões de beleza, a preocupação com os cuidados de higiene e a prevenção de doenças transmissíveis, fruto de um trabalho educativo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Em uma conversa num salão carioca, você escuta que todos os tipos de hepatite infecciosa podem ser evitados com os cuidados de autoclavagem para esterilização do material. Você esclarece, então, que esta iniciativa é adequada para evitar a transmissão do vírus causador da hepatite:
Uma paciente de diabetes tipo 2, de 68 anos, chega ao posto de saúde queixando-se de dor em queimação intensa e uma lesão avermelhada, mal definida, quente, com bolhas, ao redor de uma pequena ferida localizada na região pré-tibial inferior esquerda. Dos antimicrobianos abaixo, o mais apropriado para o tratamento dessa paciente seria:
Em relação à Febre Reumática, assinale a alternativa correta:
Pedro Paulo, 32 anos, casado, engenheiro agrônomo, residente em Sobral, procura seu médico de família com queixa de lesão eritematoescamosa com bordas nítidas em região inguinal, extensa, acometendo o períneo e a região glútea, bilateral. Referiu prurido intenso que provocou liquenificação e escurecimento da área. Baseando-se no caso acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar