Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Ginecologia

Em uma situação em que não há disponibilidade de ultrassonografia, uma mulher apresentou- se ao Médico de Família e Comunidade com dor pélvica, mas sem sinais de irritação peritoneal. Qual dos grupos de achados abaixo apoiaria integralmente o diagnóstico de doença inflamatória pélvica aguda?

A
Varizes vulvares + aderências, miomas e cisto ovariano à palpação.
B
Dor à mobilização do colo, dor à palpação anexial, febre e proteína C reativa aumentada.
C
Leucocitose, HIV positivo, diarreia e delírio.
D
Beta-HCG positivo, pressão arterial > 160/ 100 mmHg, proteinúria e edema de pernas.
E
Sangramento uterino aumentado, flatulência, humor depressivo e polaciúria.
No que se refere à avaliação diagnóstica de crianças com Refluxo Gastresofágico ou Doença de Refluxo Gastresofágico considere as recomendações abaixo. I - Na maioria dos casos, a história e o exame físico são suficientes para o diagnóstico e o tratamento do Refluxo Gastresofágico. II - O raio X contrastado de esôfago e duodeno tem alta sensibilidade e especificidade para o diagnóstico de refluxo Gastresofágico. III - A monitoração esofágica do pH é um método válido e eficaz para o diagnóstico de refluxo ácido. Quais estão corretas?
Paciente feminina com 54 anos de idade, 4 gestações, 3 partos e 1 cesarea, vem à consulta com queixas de incontinência urinária. Refere ter iniciado sintomas há 4 anos, principalmente aos esforços, espirro ou tosse. Mas, atualmente, refere perda de urina mesmo quando está em repouso. Há dois dias, iniciou uma disúria, noctúria, polaciúria e hematúria. Nega febre. Realizou EAS e urocultura que evidenciaram infecção do trato urinário. Em relação ao caso acima, marque a alternativa INCORRETA.
Paciente masculino, 19 anos, procura atendimento devido a lesão em coxa direita. Informa que o quadro teve início com uma area com induração com eritema, dor e calor local. Houve aumento de tamanho. Ao exame físico, apresentou Tax = 37,2° e lesão com flutuação, circundada por area de celulite. A conduta mais adequada é:
Em pacientes submetidos à esplenectomia é importante realizar vacinação para alguns germes encapsulados. Qual o micro-organismo encontrado mais frequentemente na infecção grave pós-esplenectomia?
Compartilhar