Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Criança de 1 ano e 2 meses chega ao setor de emergência no colo da mãe, hipoativo, hipotônico, febril. Sua mãe informa que, subitamente, a criança “debateu-se e revirou os olhos”. A conduta indicada neste caso é:

A
baixar a febre
B
diazepam
C
fenobarbital
D
punção lombar
Qual(is) afirmação(ões) abaixo está(ão) CORRETA(S)? I. O aumento da resposta muscular com a estimulação repetitiva do nervo é característica da miastenia gravis. II. Lesão degenerativa de disco lombar mais frequentemente ocorre no nível L3-L4. III. A neuralgia do trigêmeo é caracterizada por paroxismos de intensa dor na face, com duração usual de 10 a 15 minutos. IV. Diante do seguinte quadro: cinco ataques de cefaleia unilateral, pulsátil, com intensidade de moderada para grave, que piora com atividade física e dura entre 4 a 72 horas, com náusea, ou vômito, ou fotofobia, faz-se o diagnóstico de migrânea sem aura. V. As alterações cognitivas dos pacientes com doença de Alzheimer tendem a seguir um padrão característico, começando com comprometimento da memória recente, que se estende para a linguagem e déficits visuoespaciais, mas, em 20% dos casos, na apresentação, não há comprometimento de memória, e sim dificuldade para encontrar as palavras e dificuldade de organização.
Um homem diabético insulinodependente procura seu consultório devido à anemia microcítica e hipocrômica, com saturação da transferrina e ferritina baixas. Dentre os inúmeros exames que portava, destacam-se a presença de anticorpos contra endomíseo, gliadina e peroxidase da tireoide. Dentre as citadas, a melhor conduta para definição diagnóstica seria:
A icterícia que aparece em pacientes acima dos 60 anos se relaciona com as seguintes causas, em ordem de frequência:
Qual das infecções abaixo está relacionada com a neoplasia intraepitelial cervical?
Compartilhar