Questões na prática

Cirurgia

Urologia

Cirurgia Geral

Cirurgia Pediátrica

Criança de 1 ano e 6 meses é trazida à consulta devido a aumento de volume em região inguinal direita quando chora. Exame físico evidencia aumento de volume em região inguinoescrotal direita com "sinal da seda" presente. É CORRETO afirmar que:

A
Trata-se de um caso suspeito de hérnia inguinal, necessitando de ultrassonografia da região inguinal para confirmação diagnóstica.
B
Trata-se de um caso de hérnia inguinal cujo principal risco é o de encarceramento, principalmente nas crianças acima de dois anos de idade.
C
Trata-se de um caso característico de hérnia inguinal e não de hidrocele, pois na última, há aumento do volume inguinoescrotal ao longo do dia, sem relação com esforço.
D
Crianças com diagnóstico de hérnia inguinal, devem realizar tratamento cirúrgico a partir de 1 ano de idade.
Paciente do sexo masculino, 45 anos, branco, refere emagrecimento, poliúria, polifagia e polidipsia há 40 dias. Tabagista e hipertenso há 3 anos. Sem outros antecedentes. Pai diabético, mãe hipertensa e coronariopata (IAM aos 50 anos). Medicações em uso: enalapril 40 mg/dia. Exame físico: IMC: 34 kg/m²; CA: 111 cm; PA: 120 x 80 mmHg; FC: 88 bpm; demais, sem alterações. Assinale a alternativa que representa a melhor hipótese diagnóstica.
Em relação aos maus-tratos contra crianças e adolescentes, considere as afirmativas abaixo. I - A violência doméstica é uma grave problema social, considerado pela OMS como uma problema de saúde pública. II - Dentro dos aspectos legais implicados nos casos de maus-tratos, a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente não têm ascendência sobre os códigos de ética profissional. III - Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente, os casos de suspeita ou de confirmação de maus-tratos contra crianças ou adolescentes serão obrigatoriamente comunicados ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem a necessidade de outras providências legais. Quais estão corretas?
Considere o seguinte caso clínico sobre derrame pleural. Homem, 50 anos, negro, fumante 60 maços-ano, com tosse crônica, perda de peso. Análise do sangue: DHL = 450mg/dl e proteínas = 4,5g/dl. Análise do líquido pleural: DHL = 275mg/dl e proteínas = 3,8/dl. Citológico diferencial predomínio de linfócitos. Adenosina deaminase = 60U.
Em relação às infecções do trato superior NÂO se pode afirmar:
Compartilhar