Questões na prática

Cirurgia

Urologia

Cirurgia Pediátrica

Criança de 10 anos de idade procura o pronto-socorro com queixa de aumento de volume no hemi-escroto direito, observado há aproximadamente 6 horas, acompanhado de dor e hiperemia local. Refere início dos sintomas após exercício físico. Com relação ao quadro clínico, assinale a alternativa correta.

A
O quadro sugere síndrome escrotal aguda (SEA) por provável torção de apêndice testicular.
B
O diagnóstico mais provável é de orquiepididimite com necessidade apenas de anti-inflamatório não hormonal.
C
A ausência de história de vômitos praticamente exclui o diagnóstico de torção testicular.
D
A cintilografia testicular com radioisótopos é o exame mais indicado para esclarecimento diagnóstico.
E
O quadro sugere Síndrome Escrotal Aguda (SEA) e deve ser tratado com antibiótico endovenoso e anti-inflamatório.
Em um escolar com rinite persistente leve, podemos concluir que ele apresenta
Menino de 05 anos de idade, bem nutrido, sem nenhum sinal ou sintoma prévio, voltando de uma festa, apresenta leve quadro diarreico, seguido de dor abdominal que começou em torno da cicatriz umbilical e agora migra para baixo e para a direita. Temperatura axilar, 37,9 graus e retal, 39°. Não quer comer. À palpação, há sensibilidade maior no flanco e fossa ilíaca direitos. A radiografia simples do abdome é inexpressiva, exceto pela presença de fecalito no limite inferior do flanco direito. O toque retal, embora mais sensível na parede direita e mais alta do reto, revelou apenas presença de muco. Diante deste quadro clínico, o diagnóstico mais provável é:
Sobre o sistema BI-RADS é correto afirmar que:
Uma menina de 1 ano e 3 meses consulta em companhia da mãe por apresentar uma febre há 2 dias, recusa alimentar, choro e sialorreia . Ao exame físico identificam-se pequenas ulcerações no palato mole e pilares amigdalinos, faringe hiperemiada e segmento anterior da cavidade e segmento anterior da cavidade oral poupado. Qual o diagnóstico mais provável e o agente etiológico envolvido, respectivamente?
Compartilhar