Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Criança de 2 ½ anos, apresenta tosse e febre há 5 dias associada a vômitos, com dificuldade respiratória e piora no estado geral há dois dias. O exame físico apresenta regular a bom estado geral, com frequência respiratória de 60min, frequência cardíaca de 140min, descorado ++/4+, acianótica. Pulmões com movimentos ventilatórios diminuídos à direita com estertores crepitantes e fígado a 2 cm do rebordo costal direito. O raio X de tórax: infiltrado homogêneo em quase todo o hemotórax inferior direito, com sinais de derrame pleural, confirmado pelo decúbito lateral direito. Em relação ao caso é CORRETO afirmar:

A
realizar punção pleural para ver necessidade de drenagem pleural
B
introduzir cefalotina ou oxacilina, mais cloranfenicol, para boa cobertura dos germes mais comuns em pneumonia na faixa etária (pneumococos, haemophilus, influenzae B e estafilococos aureus)
C
aguardar 48 horas com bom esquema de antibiótico (ex: cafalotina + cloranfenicol), então reavaliar necessidade de punção pleural, que no caso deve ser evitado pois o procedimento é invasivo
D
o quadro sugere criança com cardiopatia + insuficiência cardíaca, sendo o quadro pulmonar de edema de origem cardiogênica, mesmo lembrando que o derrame pleural é à direita
E
as alternativas a e b estão corretas
Uma mulher, de 22 anos, é admitida no hospital devido à anestesia da mão direita que se desenvolveu, após uma discussão com seu irmão. Ela está bem disposta e parece despreocupada quanto ao seu problema. Não há história de trauma físico. O exame neurológico é negativo pela sensibilidade a dor diminuída em uma distribuição de luva sobre a mão direita. Sua família inteira está presente e expressando grande preocupação e atenção. Ela ignora seu irmão e parece alheia ao ciúme e a rivalidade crônicos descritos por sua família. O diagnóstico mais provável é:
A anomalia cardíaca mais frequente em recém-nascidos que apresentam a Síndrome Alcoólica Fetal é:
Um lactente de 5 meses de idade vem à consulta porque naquela última semana os pais vinham observando movimentos diferentes, caracterizados por sequências de cerca de dez flexões bruscas dos quatro membros e tronco. Estes episódios ocorriam especialmente ao despertar. Apresentava atraso no desenvolvimento pessoal-social, o contato visual era pobre. Vinha começando a levar as mãos aos objetos, mas parecia ter perdido esta capacidade naqueles últimos dias. Ao exame, apresentava em tronco e membros várias manchas hipocrômicas de 0,5 a 2 cm de diâmetro, bordos bem definidos e irregulares. Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR HIPÓTESE para o diagnóstico.
A tríade clássica dos pacientes que se apresentam com ruptura de aneurisma da aorta abdominal é:
Compartilhar