Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Criança de 2 ½ anos, apresenta tosse e febre há 5 dias associada a vômitos, com dificuldade respiratória e piora no estado geral há dois dias. O exame físico apresenta regular a bom estado geral, com frequência respiratória de 60min, frequência cardíaca de 140min, descorado ++/4+, acianótica. Pulmões com movimentos ventilatórios diminuídos à direita com estertores crepitantes e fígado a 2 cm do rebordo costal direito. O raio X de tórax: infiltrado homogêneo em quase todo o hemotórax inferior direito, com sinais de derrame pleural, confirmado pelo decúbito lateral direito. Em relação ao caso é CORRETO afirmar:

A
realizar punção pleural para ver necessidade de drenagem pleural
B
introduzir cefalotina ou oxacilina, mais cloranfenicol, para boa cobertura dos germes mais comuns em pneumonia na faixa etária (pneumococos, haemophilus, influenzae B e estafilococos aureus)
C
aguardar 48 horas com bom esquema de antibiótico (ex: cafalotina + cloranfenicol), então reavaliar necessidade de punção pleural, que no caso deve ser evitado pois o procedimento é invasivo
D
o quadro sugere criança com cardiopatia + insuficiência cardíaca, sendo o quadro pulmonar de edema de origem cardiogênica, mesmo lembrando que o derrame pleural é à direita
E
as alternativas a e b estão corretas
Menina de 8 anos, acompanhada da mãe, é atendida na unidade de saúde com as seguintes queixas: náuseas, astenia importante e dor abdominal. A mãe referiu que sua filha apresentou vários episódios de enurese noturna na última semana e emagreceu 2 kg nesse período. O exame físico revelou uma criança com olhos encovados, respiração profunda, com hipotensão ortostática, taquicardia e turgor de pele diminuído. O médico de plantão, pensando na hipótese diagnóstica de cetoacidose diabética, solicitou alguns exames de emergência. Assinale o conjunto de exames congruente com esse quadro clínico.
Em relação à bronquiolite viral aguda, assinale a alternativa correta.
NÃO caracteriza a mastalgia acíclica:
São fatores estimulantes que modulam a liberação de prolactina e que podem resultar em hiperprolactinemia, EXCETO:
Compartilhar