Criança de 2 anos de vida, com diarreia mucossanguinolenta, começa a apresentar irritabilidade e redução da diurese. Ao exame, apresenta pressão arterial de 130/96 mmHg. Hemograma com hematócrito de 29%, com hemoglobina de 8 g/dl e fragmentos eritrocitários. Ureia sérica de 123 mg/dl, creatinina de 1,1 mg/dl. No 6º dia de evolução, começa com edema periférico e convulsão. O agente infeccioso mais provável neste caso é:
A
Entamoeba histolytica.
B
Salmonela.
C
E. coli enterotoxigênica.
D
Rotavírus.
E
E. coli O157:H7.
Outras questões
Uma mulher branca de 72 anos de idade é trazida à unidade de emergência, onde se apresenta torporosa, com temperatura axilar de 38,7ºC, PA de 85x50mmHg, FC em 115bpm, FR de 28 incursões/minuto. Os exames iniciais mostram: leucócitos totais 18.500/mm3, exame parcial de urina com leucocitúria e piúria, creatinina sérica em 2,0mg/dL e gasometria arterial mostrando pH = 7,24, pO2 = 92mmHg, pCO2 = 29 mmHg e bicarbonato 14,6mEq/L. Assinale a alternativa CORRETA quanto ao diagnóstico provável: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
A clássica tríade composta por baixo débito cerebral, angina e insuficiência ventricular esquerda progressiva é encontrada na: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição.
Qual o FÁRMACO DE ESCOLHA para a prevenção primária da hemorragia digestiva alta por rotura de varizes esofagianas num paciente com hipertensão portal esquistossomótica?
Um paciente de 55 anos, no 8º dia de internamento, em uso de heparina não fracionada, apresenta contagem de plaquetas de 55.000/mm³. Apresenta exame físico sem anormalidades, e laboratorialmente as funções hepática e renal eram normais. Qual é o DIAGNÓSTICO MAIS PROVÁVEL e a COMPLICAÇÃO MAIS FREQUENTE para este caso?