Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cirurgia

Cardiologia

Cardiopediatria

Criança de 2 anos de idade, previamente hígida, chega à emergência sem resposta à dor. Mãe relata prostração súbita, acompanhada de sudorese. A criança foi vigiada nas 3 horas precedentes e não ingeriu nenhuma substância potencialmente tóxica. Ao exame físico, apresenta pulsos periféricos ausentes, pulso carotídeo fraco, mas com 310 bpm, tempo de enchimento capilar de 6 segundos, com frequência respiratória de 56 mpm. No monitor, apresenta complexos QRS menores que 0,08 segundos e ausência de onda P. Após manobras iniciais de suporte de via aérea e ventilação, qual a melhor conduta?

A
Acesso venoso - soro fisiológico a 20 ml/Kg.
B
Acesso venoso - sedação - cardioversão sincronizada com 0,5 J/Kg.
C
Cardioversão sincronizada imediata com 0,5 J/Kg.
D
Manobras vagais - acesso venoso - atropina EV.
E
Manobras vagais - acesso venoso - soro fisiológico a 20 ml/Kg.
Paciente de 75 anos fez uma cirurgia de hernioplastia inguinal convencional direita pela técnica de Bassini há 6 meses. Há dois meses começou com dor e abaulamento ao esforço, foi diagnosticada recidiva da hérnia e proposto hernioplastia laparoscópica com aposição de tela. São motivos para a realização de antibioticoprofilaxia:
Paciente, 26 anos, chega à emergência com quadro de dor e distensão abdominal associado a vômitos biliosos, iniciados há dois dias. Refere que há dois anos (peso de 105 kg, altura de 1,60 m, sem comorbidades) realizou By-pass Gástrico em Y de Roux (BGYR) para tratamento de obesidade mórbida, perdendo 35 kg até o momento. Sobre esse caso, é correto afirmar que:
São medicações de primeira linha no tratamento medicamentoso de um paciente tabagista:
Paciente portador de tumor do mediastino com achado laboratorial de alfatetoproteína elevada, o diagnóstico mais provável é:
Compartilhar