Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cirurgia

Gastroenterologia

Nefrologia

Criança de 2 anos de vida, com diarreia mucossanguinolenta, começa a apresentar irritabilidade e redução da diurese. Ao exame, apresenta pressão arterial de 130/96 mmHg. Hemograma com hematócrito de 29%, com hemoglobina de 8 g/dl e fragmentos eritrocitários. Ureia sérica de 123 mg/dl, creatinina de 1,1 mg/dl. No 6º dia de evolução, começa com edema periférico e convulsão. O agente infeccioso mais provável neste caso é:

A
Entamoeba histolytica.
B
Salmonela.
C
E. coli enterotoxigênica.
D
Rotavírus.
E
E. coli O157:H7.
É CORRETO afirmar em relação ao quadro clínico do Transtorno Depressivo Maior: I - São critérios fundamentais para o seu diagnóstico: humor deprimido e/ou falta de interesse e motivação e anedonia. II - Delírios de culpa e de ruína podem fazer parte do quadro clínico da depressão psicótica. III - Sintomas de irritação, mau humor, não fazem parte do quadro de depressão.
Dentre as patologias benignas do colo uterino, temos: I. zona de transformação com cistos de Naboth (ZIT) II. polipose endocervical III. zona de transformação acetorreativa com mosaico em ZTA IV. endometriose do colo V. ectopia com metaplasia imatura Estão corretas as assertivas:
Paciente de 50 anos etilista dá entrada na sala de emergência com hematêmese volumosa. Apresenta F.C.: 130 bpm, P.A.: 90 x 60 mmHg e confusão mental. A conduta inicial deve ser:
Das cardiopatias congênitas qual se manifesta com maior frequência com insuficiência cardíaca?
Compartilhar