Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Criança de 3 anos com história de seis dias de hipertermia, ao exame físico apresenta conjuntivite, queilite, linfonodomegalia cervical, exantema em troncos, mãos e pés. A hipótese diagnóstica e a conduta terapêutica específica são, respectivamente:

A
Doença Kawasaki e Imunoglobulina EV
B
Mononucleose e Pulsoterapia
C
Parvovirose e Imunoglobulina EV
D
Mononucleose e Imunoglobulina EV
E
Doença Kawasaki e Pulsoterapia
Um homem de 60 anos de idade, etilista e tabagista, queixa-se de rouquidão e disfagia. Exame físico revela linfadenopatia cervical. Laringoscopia revela nódulo ulcerado na superfície faríngea. Qual das seguintes alternativas é o diagnóstico mais provável?
Agnaldo, 29 anos, estudante, foi trazido ao Pronto Socorro pelo SAMU após ter sofrido atropelamento, o qual resultou em múltiplas fraturas. Qual é a medida mais eficaz para se evitar embolia gordurosa em Agnaldo?
Qual fármaco utilizado na hemorragia digestiva alta por varizes de esôfago que mostrou diminuição da mortalidade?
Lactente de 10 meses é levado a um Hospital pela mãe que refere que a criança estava dormindo em uma cama encostada à parede e, ao se virar, bateu a cabeça e desenvolveu um “galo”. Nega vômitos ou perda de consciência. Ao exame físico, apresenta grande hematoma em região temporal esquerda. O exame neurológico e o restante do exame físico são normais e a criança permanece alerta, porém, muito agitada. Raio-X de crânio com fratura temporal esquerda linear e tomografia de crânio sem sinais de lesões intracranianas. A respeito desse caso, assinale a alternativa correta:
Compartilhar