Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Criança de 3 anos é trazida para atendimento por ser contato de adulto tuberculoso. Sua mãe está com tuberculose pulmonar bacilífera em tratamento com esquema I do Ministério da Saúde há um mês. A criança apresenta-se assintomática, com raio-X de tórax normal e prova tuberculínica (PPD) de 3 mm. A conduta mais adequada a ser tomada com essa criança é:

A
observar clinicamente nos próximos 6 meses.
B
observar clinicamente e repetir a prova tuberculínica em 8 semanas.
C
realizar quimioprofilaxia com isoniazida por 6 meses.
D
orientar coleta de lavado gástrico para pesquisa de Baar.
E
quimioprofilaxia com isoniazida por 3 meses e repetir a prova tuberculínica.
Assinale a opção INCORRETA sobre um paciente com dor abdominal mas com achados duvidosos para abdome agudo.
Qual das seguintes vacinas NÃO deve ser administrada a uma menina de 8 anos de idade que nunca foi imunizada previamente?
Um menino de 4 anos de idade apresenta-se em um pronto-socorro com uma história de vômitos (seis episódios inicialmente claros e em seguida de cor amarelada) e diarreia (8 episódios, fezes aquosas). A criança apresenta febre (38,5 °C). Seus pais suspenderam a alimentação e iniciaram água de coco, que ele vomitava logo em seguida. Ele urinou apenas duas vezes nas últimas 12 horas. A criança sente-se fraca, e aparenta palidez cutaneomucosa. Considerando o quadro clínico, qual a conduta mais adequada?
Um casal que acabou de ganhar um bebê é atendido no ambulatório, e pergunta sobre qual medida mais eficaz para reduzir a chance da ocorrência da síndrome da morte súbita da infância. A orientação mais adequada é posicionar o bebê em qual posição de dormir?
Compartilhar