Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Criança de 4 anos de idade com história de febre alta há seis dias, acompanhada de exantema macular e eritematoso em tórax e conjuntivite bilateral não purulenta. Ao exame físico observa-se linfadenopatia cervical de 3 cm de diâmetro, descamação em dedos das mãos e SS++/4+ em borda esternal esquerda. No hemograma apresenta neutrofilia e trombocitose. Em relação ao diagnóstico mais provável, é correto afirmar que:

A
a presença de estreptococos do grupo A na orofaringe confirmaria o diagnóstico de escarlatina
B
a penicilina benzatina administrada nas primeiras 24-48 horas poderia reduzir as complicações infecciosas
C
o tratamento com imunoglobulina endovenosa e o ácido acetilsalicílico reduz a prevalência de anormalidades cardíacas dessa doença
D
a cardite e artrite são critérios maiores de Jones utilizados para a confirmação do diagnóstico em questão
E
a gravidade da infecção estreptocócica está diretamente relacionada à ocorrência dessa doença
Derrame pleural com quadro evolutivo rápido, exame radiológico de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar, em lactente de 6 meses, com broncopneumonia e estado geral comprometido; trata-se de infecção causada mais provavelmente por:
Os eventos habituais no desenvolvimento puberal feminino normal em ordem de surgimento são:
A Endometriose está associada a todos os processos/situações abaixo. Das citadas qual a que tem pouca ou nenhuma correlação com a endometriose?
Um escolar de 7 anos, vítima de trauma abdominal fechado, apresenta-se hipotenso após receber uma expansão de 20 mL/kg de soro fisiológico. A melhor conduta nesta situação é:
Compartilhar