Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pediatria Geral

Reumatologia

Criança de 4 anos de idade com história de febre alta há seis dias, acompanhada de exantema macular e eritematoso em tórax e conjuntivite bilateral não purulenta. Ao exame físico observa-se linfadenopatia cervical de 3 cm de diâmetro, descamação em dedos das mãos e SS++/4+ em borda esternal esquerda. No hemograma apresenta neutrofilia e trombocitose. Em relação ao diagnóstico mais provável, é correto afirmar que:

A
a presença de estreptococos do grupo A na orofaringe confirmaria o diagnóstico de escarlatina
B
a penicilina benzatina administrada nas primeiras 24-48 horas poderia reduzir as complicações infecciosas
C
o tratamento com imunoglobulina endovenosa e o ácido acetilsalicílico reduz a prevalência de anormalidades cardíacas dessa doença
D
a cardite e artrite são critérios maiores de Jones utilizados para a confirmação do diagnóstico em questão
E
a gravidade da infecção estreptocócica está diretamente relacionada à ocorrência dessa doença
Homem consultou por vir apresentando há 5 dias hiperemia conjuntival mais intensa em um dos olhos, presença de folículos na conjuntiva e adenopatia pré-articular. Qual o diagnóstico mais provável?
Primigesta encontra-se em trabalho de parto há 8 horas, com contrações fortes de 4/10 minutos, líquido amniótico claro, dilatação completa e apresentação fetal no plano +1 De Lee. Os batimentos cardiofetais são de 105 bpm durante a contração e de 142 bpm após a contração. Transcorridos 30 minutos na sala de parto, a cabeça está plano +3 de De Lee, com pequena bossa e em posição occipitoposterior direita. As contrações evoluíram para 5/10 minutos com duração de 60 segundos. Que conduta deve ser adotada neste momento?
Em relação à fibrose cística, assinale a assertiva correta.
Em relação a pneumonias em crianças, assinale a assertiva correta:
Compartilhar