Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Neuropediatria

Criança de 4 anos de idade, com diagnóstico de meningite por Hemophilus influenzae em tratamento com ceftriaxona na dose de 100 mg/kg/dia EV. Após melhora inicial, no quarto dia de tratamento, passa a apresentar sonolência e crises convulsivas caracterizadas por abalos na metade da face e membros superior e inferior direitos. O diagnóstico mais provável dessa situação é:

A
erro terapêutico.
B
hidrocefalia.
C
vasculite cerebral.
D
flebite periférica.
E
efusão subdural.
João, 58 anos, natural de Minas Gerais, hipertenso há 20 anos, chega à Emergência com dor abdominal aguda seguida por distensão e vômitos fecaloides, há 24 horas. História de cirurgia para apendicite aguda há 24 horas e doença diverticular. Exame físico: T.ax 36,5°C, PA 90 x 60 mmHg, FC 108 bpm, FR 28 irpm. Exames laboratoriais iniciais: hematócrito 45%, leucócitos 10.000/mm³, creatinina 1,6 mg/dl, ureia 78 mg/dl, K 4,9 mEq/l, Na 140 mEq/l. A classificação do estado físico de João, segundo à Sociedade Americana de Anestesiologistas, é:
Os pacientes abaixo serão submetidos a tratamento cirúrgico odontológico com risco de desenvolvimento de bacteremia: I. Menino de 5 anos de idade que foi submetido à ventriculosseptoplastia com retalho de pericárdio bovino há 4 meses. II. Menina de 10 anos de idade portadora de dupla lesão aórtica reumática leve. III. Menina de 5 anos de idade que foi submetida à ventriculosseptoplastia com retalho de percárdio bovino há 1 ano com uma pequena comunicação interventricular residual ao lado do retalho de pericárdio bovino. IV. Menina de 15 anos de idade portadora de prolapso do folheto posterior da válvula mitral com insuficiência mitral moderada. V. Menino de 2 anos de idade que foi submetido à cirurgia de Blalock-Taussig (shunt entre as artérias subclávia direita e pulmonar direita) há 8 meses devido a quadro clínico de Tetralogia de Fallot de má anatomia. Devem receber profilaxia para endocardite bacteriana os pacientes:
Exemplo de síndrome nefrítica relacionada patogenicamente à presença de anticorpos dirigidos contra a membrana basal glomerular estaria representada pela:
Um homem de 39 anos, diabético tipo I há 12 anos, apresenta náuseas e vômitos de alimentos não digeridos, que evolui há 5 meses, associados com emagrecimento de 4 Kg no período. O exame físico revela PA: 130 X 80 mmHg em decúbito e 110 X 60 em ortostanismo. O coração está em ritmo regular de 2 tempos, sem sopros, a ausculta pulmonar não evidencia anormalidades de monta senão discreta distensão epigástrica. A conduta prioritária neste caso seria:
Compartilhar