Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Neuropediatria

Criança de 4 anos de idade, com diagnóstico de meningite por Hemophilus influenzae em tratamento com ceftriaxona na dose de 100 mg/kg/dia EV. Após melhora inicial, no quarto dia de tratamento, passa a apresentar sonolência e crises convulsivas caracterizadas por abalos na metade da face e membros superior e inferior direitos. O diagnóstico mais provável dessa situação é:

A
erro terapêutico.
B
hidrocefalia.
C
vasculite cerebral.
D
flebite periférica.
E
efusão subdural.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. O coagulograma completo é dispensável, a menos que haja história pessoal ou familial de coagulopatia ou hepatopatia, em operações de grande porte ou vasculares e em pacientes que fazem uso de drogas que possam alterar a coagulação.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue o item subsequentes. Os sinais mais precoces de síndrome compartimental são o deficit motor e o desaparecimento do pulso distal.
As afecções urológicas, tanto benignas quanto malignas, apresentam elevada prevalência. Acerca dessas doenças, julgue o item que se segue. No tratamento da fasceíte necrosante, conhecida como gangrena de Fournier, a colostomia derivativa é indicada na fase precoce e deve ser realizada no primeiro desbridamento das áreas necrosadas.
Considere que um paciente com dor na fossa ilíaca direita há 12 horas, associada a febre e vômitos, tenha o diagnóstico clínico de apendicite e deva ser submetido a tratamento cirúrgico. Diante desse quadro clínico, julgue o próximo item. A artéria que nutre o apêndice é ramo da artéria cólica média.
Compartilhar