Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Criança de 4 anos é trazida para atendimento por ser contato de adulto tuberculoso. Seu avô de 65 anos, que reside no mesmo domicílio que o menor está com tuberculose pulmonar bacilífera, em tratamento com esquema I do Ministério da Saúde há dois meses. A criança apresenta-se assintomática, com raio X de tórax normal e Prova Tuberculínica (PPD) de 13 mm. Qual a conduta mais adequada a ser tomada com essa criança?

A
Observar clinicamente nos próximos 6 meses.
B
Repetir o raio X de tórax e a prova tuberculínica em 8 semanas.
C
Realizar quimioprofilaxia com isoniazida por 6 meses.
D
Orientar coleta de lavado gástrico para pesquisa de BAAR.
E
Realizar quimioprofilaxia com isonizada por 3 meses e repetir a prova tuberculínica.
Homem consultou por vir apresentando há 5 dias hiperemia conjuntival mais intensa em um dos olhos, presença de folículos na conjuntiva e adenopatia pré-articular. Qual o diagnóstico mais provável?
Primigesta encontra-se em trabalho de parto há 8 horas, com contrações fortes de 4/10 minutos, líquido amniótico claro, dilatação completa e apresentação fetal no plano +1 De Lee. Os batimentos cardiofetais são de 105 bpm durante a contração e de 142 bpm após a contração. Transcorridos 30 minutos na sala de parto, a cabeça está plano +3 de De Lee, com pequena bossa e em posição occipitoposterior direita. As contrações evoluíram para 5/10 minutos com duração de 60 segundos. Que conduta deve ser adotada neste momento?
Em relação à fibrose cística, assinale a assertiva correta.
Em relação a pneumonias em crianças, assinale a assertiva correta:
Compartilhar