Questões na prática

Clínica Médica

Ginecologia e Obstetrícia

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Criança de 4 anos é trazida para atendimento por ser contato de adulto tuberculoso. Seu avô de 65 anos, que reside no mesmo domicílio que o menor está com tuberculose pulmonar bacilífera, em tratamento com esquema I do Ministério da Saúde há dois meses. A criança apresenta-se assintomática, com raio X de tórax normal e Prova Tuberculínica (PPD) de 13 mm. Qual a conduta mais adequada a ser tomada com essa criança?

A
Observar clinicamente nos próximos 6 meses.
B
Repetir o raio X de tórax e a prova tuberculínica em 8 semanas.
C
Realizar quimioprofilaxia com isoniazida por 6 meses.
D
Orientar coleta de lavado gástrico para pesquisa de BAAR.
E
Realizar quimioprofilaxia com isonizada por 3 meses e repetir a prova tuberculínica.
Homem de 22 anos é trazido à emergência por uma ambulância devido a quadro de dor toráxica e formigamento nas mãos. Acredita ter sofrido ataque cardíaco e está muito assustado com a possibilidade de morrer subitamente. Relata episódios semelhantes toda vez que se encontra em locais com muitas pessoas. Nega antecedentes de qualquer doença. Ao exame, apresenta sudorese, taquipneia e pressão arterial, ligeiramente, acima de 140/90 mmHg. O eletrocardiograma mostra taquicardia sinusal. A temperatura, a glicemia e a dosagem de enzimas cardíacas estão normais. Qual a causa mais provável deste quadro?
Em relação ao transtorno bipolar, considerar as assertivas abaixo: I - Os pacientes podem apresentar sintomas de depressão; na anamnese, no entanto, pode ser encontrada evidência de episodia maníaco prévio II - Hipomania refere-se a um período mais longo de sintomas maníacos e é critério freqüentemente utilizado para caracterizar a maior gravidade dos sintomas III - Fatores predisponentes para comportamento suicida incluem história familiar de suicídio, abuso de álcool e alto nível de pessimismo ou agressividade É(são) correta(s) :
Um paciente do sexo masculino com 37 anos, com história clínica compatível com doença do refluxo gastro-esofágico, sintomático há vários anos. É submetido a endoscopia digestiva alta, que evidencia alterações esofágicas compatíveis com Esôfago de Barret. Em relação a esta enfermidade, assinale a alternativa correta.
São procedimentos considerados de alto risco na recomendação de profilaxia da endorcardite infecciosa, exceto:
Compartilhar