Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Criança de 5 anos de idade é atendida com quadro agudo de vômitos, cefaleia e febre. Ao exame, está sonolento e com rigidez de nuca. O exame do líquor: 600 células, sendo 90% de neutrófilos, proteínas de 80, glicose de 25mg%, bacterioscopia negativa. O diagnóstico mais provável é:

A
meningite viral
B
meningite bacteriana
C
encefalite
D
neurotuberculose
Homem, 45 anos de idade, há 2 meses, apresenta dor, edema, calor e rigidez pós-repouso maior que uma hora em punhos, metacarpofalangianas bilateralmente, interfalangianas proximais bilateralmente e tornozelos. É tabagista e não etilista. Nega outras doenças. Nega sintomas em outros aparelhos. Sem outros achados ao exame físico. Traz os seguintes exames: hemograma normal, VHS = 52 mm/1ª hora; proteína C-reativa = 4,3 mg/dl e radiografia simples das mãos e punhos mostrando osteopenia periarticular em punhos e metacarpofalangianas. A melhor conduta para esse paciente é:
Ao recepcionar, em sala de parto, um RN com crescimento intrautero retardado, banhado em mecônio, o neonatologista observa que a criança apresenta respiração regular, choro forte, tônus em flexão e cianose de exrtemidade. Imediatamente, ele leva o RN para a mesa de reanimação, a fim de:
Em relação aos abscessos amebianos do fígado, assinale a alternativa correta.
O cianeto (metabólito do nitroprussiato de sódio) é removido da corrente sanguínea através da sua ligação com:
Compartilhar