Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Criança de 6 anos de idade apresenta história de cefaleia há 1 mês, acompanhada de episódios de vômitos matinais. A dor se intensifica quando a criança deita e melhora após os vômitos. Qual a hipótese a ser imediatamente descartada?

A
Enxaqueca
B
Tumor de sistema nervoso central
C
Encefalopatia hipertensiva.
D
Cefaleia tensional
E
Sinusopatia crônica
Assinale a melhor alternativa terapêutica ao binômio materno-fetal em gestante alérgica à penicilina, após dessensibilização com VDRL positivo com titulação de 1/16 e FTA - ABS positiva.
Sobre distúrbios respiratórios do período neonatal, está INCORRETO afirmar que:
Sobre a utilização da ecografia torácica no manejo das efusões pleurais parapneumônicas em pacientes pediátricos, podemos considerar como limitação(ões) intrínseca (s) do método diagnóstico:
Pedro, 2 anos de idade, chega ao PS com história de febre alta há 1 dia associada a vômitos e queda do estado geral. Ao exame físico, apresentava-se em mau estado geral, má perfusão periférica, sem sinais meníngeos e sem déficits neurológicos focais e presença de petéquias em face e tronco. Realizada coleta de LCR por punção lombar, obtivemos o seguinte resultado de exame: 200 leucócitos por mm³, sendo 80% neutrófilos, proteinorraquia de 40 mg/dl e glicorraquia de 50 mg/dl. Em relação ao diagnóstico, o mais provável é:
Compartilhar