Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança de 6 meses deu entrada no pronto-socorro com história de 3 dias de diarreia, que se intensificou nas últimas 12 horas. Examinada, mostrava-se desidratada, prostrada, reagindo pouco aos estímulos, com choro débil. Foi iniciada a reidratação, porém a criança faleceu 45 minutos após a internação. O exame físico revelou, além dos sinais de intensa desidratação, evidências de desnutrição. Na Declaração de Óbito deve-se colocar como causa básica a:

A
desnutrição.
B
diarreia.
C
desidratação.
D
diarreia e a desidratação.
E
desnutrição e a desidratação.
Sobre icterícia obstrutiva é incorreto afirmar:
Sobre a fístula anal é correto afirmar:
Lactente de um ano e cinco meses é levado ao pediatra por rouquidão e estridor de início súbito após refeição há aproximadamente três horas. Exame físico: bom estado geral, estridor respiratório, choro rouco, ausência de esforço respiratório e ausculta respiratória normal. A conduta imediata indicada é:
Muher, jovem, casada, desempregada, procura atendimento com relato de episódios de curta duração de palpitação, sudorese, tremores, dor torácica e sensação de opressão há 6 meses, numa frequência de 1 episódio por semana. Está preocupada, pois tem ficado com medo de morrer. Evita sair de causa por causa dessas crises, o que a dificulta procurar um emprego. Nega tristeza. Nega outras preocupações. Nega história de doenças crônicas. Nega uso regular de medicações. Nega uso de álcool, drogas ilícitas e tabaco. Exame físico sem alterações significativas. A conduta adequada para esse paciente é:
Compartilhar