Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança de 6 meses deu entrada no pronto-socorro com história de 3 dias de diarreia, que se intensificou nas últimas 12 horas. Examinada, mostrava-se desidratada, prostrada, reagindo pouco aos estímulos, com choro débil. Foi iniciada a reidratação, porém a criança faleceu 45 minutos após a internação. O exame físico revelou, além dos sinais de intensa desidratação, evidências de desnutrição. Na Declaração de Óbito deve-se colocar como causa básica a:

A
desnutrição.
B
diarreia.
C
desidratação.
D
diarreia e a desidratação.
E
desnutrição e a desidratação.
Mãe de lactente de 2 meses de vida substitui o leite de vaca por leite de cabra por acreditar que a bronquiolite que a criança apresentara fora desencadeada por alergia à proteína do leite de vaca. Ao se manter a alimentação exclusiva com leite de cabra, a criança está propensa a apresentar:
Uma paciente com 45 anos, do sexo feminino, assintomática, com achado radiológico, deve ter indicação cirúrgica pela possibilidade de degeneração maligna e pelo(a):
Em relação à otite média aguda em crianças pré-escolares, é correto afirmar:
Lactente de dois anos internado por pneumonia apresenta estado geral comprometido. No quarto dia de internação, permanece taquidispneico, febril e com dificuldade para se alimentar. Os pais mostram-se insatisfeitos com o atendimento e insistem na alta do paciente, embora você, como médico assistente, não concorde com a alta. Das alternativas a seguir, assinale a postura que seria mais adequada nessa situação. (CÓDIGO DE ÉTICA MÉDICA CFM)
Compartilhar