Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Criança de 7 anos apresenta quadro de faringoamigdalite aguda, tendo sido medicada, nas primeiras 24 horas da febre, com penicilina benzatina. 14 dias após, apresenta urina escura, cor de “Coca-Cola”. Qual exame, reforça melhor a hipótese de Glomerulonefrite?

A
Antiestreptolisa O (ASLO) aumentada.
B
Anti-DNAase aumentada.
C
Complemento sérico diminuído.
D
Proteinúria maior 50/mg/kg.
E
Hematúria com 30% de dismorfismo.
Em relação à abordagem ao paciente com queimaduras, marque a alternativa INCORRETA:
Paciente apresenta durante esforço físico, quadro agudo de cefaleia, vômitos e quadro comatoso. O exame neurológico mostrava sinais de irritação meníngea intensa. Qual o diagnóstico mais provável:
Dentre os transtornos somatiformes (mimetizam doenças clínicas ou doenças neurológicas), assinale a alternativa INCORRETA:
Um paciente de 12 anos foi submetido a transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas, para tratamento de anemia aplástica severa, tendo recebido fluconazol e ganciclovir profilaticamente antes do transplante. No D14, ainda neutropênico, apresentou quadro de tosse, febre e dor torácica. Uma tomografia de tórax mostrou opacidades nodulares em pulmão direito, sem área de atenuação em vidro fosco ao redor. Medicado com antibióticos de amplo espectro, não defervesceu, e no D17 surgiram lesões cutâneas em braço e dorso, de aspecto nodular e ulceronecrótico. As hemoculturas coletadas nas últimas 72 horas revelavam o crescimento de um microrganismo ainda em identificação. Baseado no relato acima, que agente oportunista será identificado?
Compartilhar