Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Criança de 8 anos, soropositiva para HIV, apresenta tosse crônica, baqueteamento digital, gasometria mostrando hipoxemia e infiltrado intersticial na radiografia de tórax. Esta condição é mais compatível com:

A
Pneumonia intersticial linfocítica.
B
Pneumonia por Pneumocystis jiroveci.
C
Miocardiopatia do HIV.
D
Tuberculose miliar.
E
Histoplasmose.
Ao considerar o agente etiológico mais comum em nosso meio para os quadros de pneumonia aguda da faixa etária pediátrica, qual a primeira escolha antimicrobiana para tratamento ambulatorial?
Hérnia inguinal indireta com ânulo inguinal profundo alargado (assoalho do canal inguinal íntegro) e parede posterior preservada é classificada como Nyhus:
Paciente de 52 anos de idade, masculino, com diabetes mellitus tipo II, apresenta início súbito de diplopia. O exame neurológico revela paralisia do III nervo. Qual a característica da paralisia do III nervo?
Você atende em uma unidade de emergência um adolescente de 16 anos de idade que fez corte na mão enquanto partia tomates num restaurante fastfood. Sua mãe, contactada por telefone, afirma que ele não é imunizado desde os 5 anos de idade, garantindo que as imunizações estavam completas até aquela idade. A escolha mais apropriada para a profilaxia contra o tétano para esse paciente é:
Compartilhar