Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança de 8 meses de idade, em uso de leite de vaca há 2 meses, pai fumante e mãe leve crises asmáticas na infância, apresenta febre baixa, coriza hialina, tosse seca e sibilos pulmonares difusos. A hipótese diagnóstica mais provável é:

A
Alergia à proteína do leite de vaca
B
Asma extrínseca
C
Infecção respiratória viral
D
Doença de refluxo gastro-esofágico
E
Aspiração de corpo estranho
Menina com 9 anos de idade e história de artrite no punho direito por 3 dias, seguida por artrite no tornozelo esquerdo com duração de 2 dias e por artrite no joelho que também durou 2 dias. Apresentou melhora com aspirina. Na avaliação laboratorial, apresentou aumento das provas de atividade inflamatória. Uma semana depois apresentou cansaço aos médios esforços. Quais os achados mais prováveis na ausculta cardíaca?
Na avaliação de um recém-nascido com diagnóstico de infecção congênita por citomegalovírus,
Mulher de 55 anos de idade queixa-se de prurido e dor anal contínua, acompanhados de perda de sangue vivo. Refere antecedente de infecção genital por HPV e hábito intestinal normal. Apresenta nódulos em região de pregas inguinais e lesão ulcerada endurecida de 3 cm próxima à borda anal. Considera-se mais provável a hipótese de:
Paciente com história de mancha hipercrômica ovalada que surge após o uso de analgésicos, desaparece gradualmente após a suspensão da medicação e recidiva no mesmo local após nova exposição à droga. Trata-se provavelmente de
Compartilhar