Questões na prática

Pediatria

Cirurgia

Pediatria Geral

Cirurgia Pediátrica

Criança de 8 meses de idade, em tratamento com dose alta de ranitidina por doença do refluxo gastroesofágico, vinha apresentando vômitos de repetição e baixo ganho ponderal. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?

A
Solicita raio X de esôfago, estômago e duodeno para excluir outras causas de vômitos.
B
Solicitar ultrassonografia para verificar a presença de estenose hipertrófica de piloro.
C
Substituir a ranitidina por omeprazol.
D
Acrescentar um procinético ao esquema terapêutico.
E
Realizar pHmetria esofágica.
Escolar de sete anos é levado ao ambulatório por apresentar dor à deglutição, lacrimejamento e sensação de corpo estranho em olho direito. Exame físico: hiperemia de orofaringe, hiperemia conjuntival direita e linfadenopatia auricular direita. O quadro clínico apresentado sugere:
As convulsões febris constituem uma das manifestações neuropediátricas mais frequentes. Trata-se de condição benigna e sobre ela podemos afirmar, EXCETO:
Juliana, 36 anos, estudante de direito da UFMS, com diagnóstico prévio de colelitíase ao ultrassom abdominal. Dá entrada ao P.S. com dor epigástrica de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. O plantonista solicitou amilase sérica que se mostrou 656 mg/dl (valor de referência: 20-104 mg/dl). Dos seguintes Critérios de Hanson, o único que não demonstra pior prognóstico à admissão é:
Sobre o câncer colorretal é CORRETO afirmar:
Compartilhar