Questões na prática

Pediatria

Doenças Respiratórias

Criança de 9 anos de idade, com quadro respiratório de evolução insidiosa há 3 semanas, iniciando com tosse inicialmente seca, coriza, odinofagia e febre baixa sem comprometimento do estado geral. Tratada com sintomáticos, não melhorou, evoluindo com tosse produtiva, característica coqueluchoide, dor torácica esporádica, febre moderada, queda do estado geral, FR = 36 rpm. A ausculta pulmonar apresenta MV rude, sibilos creptações. Mãe relata que já está usando amoxilina há 3 dias. Qual o provável agente etiológico nesse caso e qual a droga de escolha?

A
Streptococcus pneumoniae - penicilina.
B
Mycoplasma pneumoniae - macrolídeo.
C
Staphylococcus aureus - cefalosporina.
D
Haemophylus influenzae - sulfa.
E
NDA.
RN a termo, com 24 horas de vida, inicia icterícia que se estende até a Zona III de Krammer. Mãe Rh negativo com teste de Coombs indireto negativo. RN tipo A positivo com teste de Coombs direto fracamente positivo. O RN encontra-se em bom estado geral, com peso de 3200 g. Qual o diagnóstico provável e a conduta, nesse caso?
Se aplicada aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade, a vacina antipneumocócica heptavalente reduz em cerca de 90% a incidência de:
Julgue os itens subsequentes, relativos à fisiologia reprodutiva. I- O hipotálamo é uma pequena estrutura neural situada na base do encéfalo, acima do quiasma óptico e abaixo do terceiro ventrículo. II- Apesar de inúmeras conexões neurológicas com a hipófise. O hipotálamo é uma estrutura isolada no sistema nervoso central e suas principais funções reguladoras ocorrem por meio de ação retroativa sobre o próprio hipotálamo, em feedback de alça curta. III- Do ponto de vista estrutural, a adeno-hipófise é similar à hipófise posterior ambas são derivadas embriologicamente do ectoderma epidérmico. IV- Os principais hormônios secretados pela adeno-hipófise são: FSH, LH, TSH, ACTH, GH e prolactina. V- Os principais hormônios secretados pela hipófise posterior são ocitocina e inibina. Estão certos apenas os itens:
Acerca das patologias benignas do trato reprodutivo feminino, assinale a opção correta.
Compartilhar