Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança de baixa estatura e peso deficiente, com pais de baixa estatura, tem história clínica, exame físico, idade óssea e QI normais. Seu peso e estatura estão mantidos no percentil 10. A melhor conduta a adotar é:

A
Continuar o acompanhamento, sem indicar.
B
Empregar anabolizantes.
C
Administrar corticoides
D
Administrar hormônio do crescimento.
E
Administrar polivitamínicos.
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER), hoje intituladas DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) são um grande problema de saúde pública em nosso meio. Pode-se afirmar que:
Paciente de 18 anos refere dor aguda no testículo direito, associada a náuseas e sudorese. Ao exame local, bolsa escrotal aumentada de volume e muito dolorosa. O quadro clínico é sugestivo de:
A mãe de um lactente com 34 dias procura consulta com queixa de que o cordão umbilical ainda não caiu. Nessa circunstância, o pediatra deve:
Menino de 7 anos apresentou mal súbito durante uma aula de judô. O instrutor, com treinamento em suporte básico de vida, verificou que a criança não respondia às "sacudidas" nem respirava. Assinale a alternativa que contém a sequência de condutas mais adequadas a serem realizadas imediatamente pelo instrutor.
Compartilhar