Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Neurologia

Criança de dois anos de idade dá entrada no pronto-atendimento com crise convulsiva clônico-tônica generalizada, primeiro episódio e afebril. Sua conduta é:

A
Atendimento seguindo o ABC da reanimação e solicitar avaliação do neurologista
B
Atendimento seguindo o ABC da reanimação, Fenobarbital sódico IV e solicitação do neurologista
C
Abertura de via aérea, colocação de sonda nasogástrica, acesso vascular e uso de Diazepan IV
D
Atendimento conforme ABC da reanimação, tentativa rápida de acesso venoso, se possível Midazolam IV, se acesso difícil Midazolam IM
E
Abertura da via aérea, acesso vascular, se difícil Midazolam intraósseo
Paciente com história de acidente automobilístico, politraumatizado, dá entrada no pronto-socorro onde você é o(a) médico(a) responsável, trazido pela unidade básica de resgate, sendo relatada pelos socorristas a suspeita de pneumotórax hipertensivo à direita e choque circulatório. A sua conduta inicial neste caso será:
É considerado fator de mau prognóstico para a evolução da hemorragia digestiva alta aguda:
Paciente do sexo masculino, 62 anos, iniciou com dor em cólica no hipocôndrio direito, há três dias, acompanhado de anorexia, náuseas e vômitos. Trata-se de paciente com hipertensão arterial controlada, sem outras comorbidades. Ao exame físico, mostrava-se febril (38,2ºC) e a pesquisa do sinal de Murphy foi positiva. Ultrassonografia revelou a presença de vesícula biliar distendida com paredes espessadas, com inúmeras imagens hiperecogênicas em seu interior com sombra acústica posterior e coleção líquida perivesicular. Em relação ao caso, assinale a alternativa CORRETA:
A afirmação CORRETA em relação às queimaduras, que constituem um dos acidentes mais frequentes em pediatria, é:
Compartilhar