Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Criança de quatro anos de idade, parda, acompanha regularmente em posto de saúde do seu bairro. Apresenta déficit pondero-estatural (abaixo do percentil 25) com vários tratamentos adequados para anemia, com sulfato ferroso, há dois anos. Dá entrada no Pronto Atendimento com dor intensa em MMII e edema de dorso de pés, pálida e prostrada. FC=123bpm, PA=70/40mmHg. A conduta mais adequada é:

A
Coleta de hemograma e culturas em geral e início imediato de antibiótico para estafilococcia e solicitação de concentrado de hemácias
B
Hidratação imediata com soro fisiológico, analgesia potente e coleta de hemograma
C
Coleta de hemograma, hemocultura e RX de MMII, início imediato de Oxacilina
D
Coleta de VG e Hb, soro glicofisiológico e antibiótico de largo espectro
E
Hidratação com soro fisiológico, concentrado de hemácias, coleta de VG, Hb e Oxacilina
Após acidente automobilístico, uma paciente é encaminhada ao centro cirúrgico em caráter de urgência para drenagem de hematoma subaracnoideo em expansão. Na admissão, a paciente estava inconsciente e não apresentava outros achados além de miose bilateral, e Glasgow 8. As radiografias de rotina do politraumatizado eram normais. Durante a cirurgia, desenvolve hipotensão persistente. O que fazer?
Assinale a condição que contraindica a vacinação.
Homem, 72 anos, previamente com hipertensão arterial e sem outras comorbidades sabidas prévias. Chega ao pronto socorro contando história de dor abdominal em hipocôndrio direito. Ao exame físico está estável, pulsos periféricos todos palpáveis e massa abdominal pulsátil indolor em mesogástrio e dor a palpação de hipocôndrio direito. Ao ultrassom visualizado cálculos biliares em grande quantidade não obstrutivos e dilatação da aorta abdominal de 6cm de diâmetro. Assinale a alternativa que representa a conduta recomendada neste caso:
Qual dos achados clínicos abaixo NÃO é característico de fibrose cística?
Compartilhar