Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Criança de quatro anos de idade, parda, acompanha regularmente em posto de saúde do seu bairro. Apresenta déficit pondero-estatural (abaixo do percentil 25) com vários tratamentos adequados para anemia, com sulfato ferroso, há dois anos. Dá entrada no Pronto Atendimento com dor intensa em MMII e edema de dorso de pés, pálida e prostrada. FC=123bpm, PA=70/40mmHg. A conduta mais adequada é:

A
Coleta de hemograma e culturas em geral e início imediato de antibiótico para estafilococcia e solicitação de concentrado de hemácias
B
Hidratação imediata com soro fisiológico, analgesia potente e coleta de hemograma
C
Coleta de hemograma, hemocultura e RX de MMII, início imediato de Oxacilina
D
Coleta de VG e Hb, soro glicofisiológico e antibiótico de largo espectro
E
Hidratação com soro fisiológico, concentrado de hemácias, coleta de VG, Hb e Oxacilina
Qual é o teste laboratorial mais confiável para o diagnóstico de ataque agudo de malária?
Em paciente de 40 anos com quadro de obstrução intestinal de íleo terminal, acentuada distensão abdominal e dispneia por restrição respiratória, qual o distúrbio ácidobase encontrado com maior frequência?
Constituem indicações para uso de fórceps: I- complicações maternas que indiquem abreviar a expulsão. II- dificuldade de usar prensa abdominal. III- exaustão materna. Qual a alternativa correta?
Em relação à síndrome nefrótica, considere as assertivas abaixo quanto a sua veracidade: I- é caracterizada por edema, proteinúria acima de 3,0 g/dia, hipoalbuminemia e hipercolesterolemia. Nos casos severos, há um estado de hipercoagulabilidade que pode levar a trombose venosa profunda. II- o surgimento de edema é insidioso e, na avaliação do sedimento urinário, é comum o aumento do número de células (leucócitos e eritrócitos). III- a causa mais comum na infância é a glomerunefrite por lesões mínimas. Está indicado o tratamento inicial com corticoesteroide, sendo a biópsia renal indicada somente para os que não respondem ao tratamento. Assinale a alternativa correta:
Compartilhar