Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Criança de quatro anos de idade, parda, acompanha regularmente em posto de saúde do seu bairro. Apresenta déficit pondero-estatural (abaixo do percentil 25) com vários tratamentos adequados para anemia, com sulfato ferroso, há dois anos. Dá entrada no Pronto Atendimento com dor intensa em MMII e edema de dorso de pés, pálida e prostrada. FC=123 bpm, PA=70/40 mmHg. O diagnóstico provável em relação ao caso é:

A
Osteomielite hematogênica aguda
B
Celulite estafilocócica
C
Anemia Falciforme
D
Esferocitose familiar congênita
E
Leucemia Aguda
Criança de 7 anos, com desenvolvimento neuropsicomotor normal, foi trazida à consulta por vir apresentando vários episódios de perda abrupta da consciência durante o dia. A mãe relatou que a criança ficava parada, com olhos abertos por um breve momento, e melhorava logo a seguir. O eletroencefalograma mostrou descargas generalizadas do tipo ponta-onda na frequência de 3 Hz. Esses episódios acabaram por interferir no aprendizado. Não havia outros sintomas. O diagnóstico de epilepsia foi confirmado. Que fármaco, dentre os abaixo, é o mais indicado para o tratamento desse tipo de crise?
Lactente de quatro meses apresenta reflexo branco no olho esquerdo e vermelho no olho direito em fotografia tirada com flash. Qual a alteração e a Hipótese Diagnóstica:
Um RN com um dia de vida, nascido de um parto distócico em que foi necessário o uso de fórceps, está alerta e ativo. Entretanto, ele não move o braço esquerdo espontaneamente ou quando apresenta o reflexo de Moro. Mantém posição preferencial com o braço esquerdo em rotação interna e antebraço estendido e pronado. O restante do exame físico é normal. Este cenário clínico indica PROVAVELMENTE:
Na parada cardiorrespiratória em pediatria, o ritmo mais frequentemente encontrado é:
Compartilhar