Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança de quatro anos de idade com queixa de febre alta (39,8ºC) há mais de sete dias inicia edema de dorso de mãos e pés e “rash” cutâneo há um dia. Apresenta congestão conjuntival, língua em framboesa e exantema difuso em mucosa oral e faríngea. Hemograma apresenta leucocitose com desvio nuclear à esquerda. O diagnóstico mais provável é:

A
Escarlatina
B
Exantema súbito
C
Rubéola
D
Sarampo
E
Doença de Kawasaki
Sobre as hérnias da parede abdominal, analise as afirmativas a seguir. I. A borda livre da aponeurose do músculo oblíquo externo apresenta um espessamento que segue da espinha ilíaca anterossuperior em direção ao tubérculo púbico que é o ligamento inguinal ou ligamento de POUPART. II. Uma região triangular limitada pelo ligamento inguinal inferiormente, a borda lateral do músculo reto abdominal medialmente e os vasos epigástricos superiores lateralmente formam na parede posterior o Trígono de HESSELBACH. III. As hérnias inguinais são as mais frequentes na prática clínica, totalizando 75% das hérnias da parede abdominal. Podem ser divididas em indiretas e diretas. As indiretas são menos comuns e são decorrentes do não fechamento do conduto peritoneovaginal, uma espécie de túnel criado pela descida do testículo da cavidade abdominal em direção à bolsa escrotal. Já as hérnias diretas, as mais comuns, são consequência do enfraquecimento da musculatura da parede posterior do canal inguinal. IV. Hérnias por deslizamento são aquelas em que um órgão compõe parte da parede do saco herniário, normalmente cólon e bexiga. E hérnias que possuem componente direto e indireto são chamadas de hérnias em pantalona. V. Hérnia de RICHTER é caracterizada pela presença do divertículo de MECKEL no saco herniário e hérnia de LITTRE ocorre quando há o pinçamento lateral apenas da borda antimesentérica de uma víscera abdominal, permitindo o estrangulamento desse segmento de alça, sem sinais de obstrução intestinal. Estão CORRETAS apenas as afirmativas.
A causa principal de mortalidade após reparo aberto ou endovascular de aneurisma de aorta abdominal é:
Em relação ao PSA, afirma-se que: I. Nos adenocarcinomas de próstata de alto grau (Gleason 8-10) e variante ductal, o PSA costuma ser muito elevado; II. O PSA se eleva com a idade e com o volume prostático; III. O PSA pode ser falsamente elevado pela cistoscopia, pela cateterização ureteral e pela infecção urinária. Está/Estão CORRETA (S) a (s) afirmativa (s):
A classificação histológica do adenocarcinoma de próstata é realizada através do escore de:
Compartilhar