Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança de quatro anos de idade com queixa de febre alta (39,8ºC) há mais de sete dias inicia edema de dorso de mãos e pés e “rash” cutâneo há um dia. Apresenta congestão conjuntival, língua em framboesa e exantema difuso em mucosa oral e faríngea. Hemograma apresenta leucocitose com desvio nuclear à esquerda. O diagnóstico mais provável é:

A
Escarlatina
B
Exantema súbito
C
Rubéola
D
Sarampo
E
Doença de Kawasaki
Em relação à obstrução arterial, considere as seguintes afirmativas: 1. Na embolia arterial aguda, a maior fonte de êmbolos é o coração. 2. Na embolia arterial aguda, geralmente o paciente relata claudicação intermitente prévia. 3. Oclusões trombóticas isoladas da artéria femoral geralmente não levam a quadros importantes de claudicação. 4. Em relação à claudicação intermitente, a distância da claudicação não se altera quando se mantém o mesmo ritmo da marcha tanto no aclive quanto no declive. 5. A anamnese e o exame clínico concluem com razoável precisão se o paciente sofreu embolia ou trombose aguda. Assinale a alternativa correta:
O reflexo de Moro está presente até qual idade da criança?
Homem de 29 anos, vítima de acidente automobilístico sofreu fratura fechada de diáfise de fêmur direito. Internado com tração esquelética há 2 dias, começou a apresentar desconforto respiratório, confusão mental, taquicardia, petéquias e febre. Gasometria revela PO2 de 55 mmHg, P.A . 110 x 70 mmHg. A hipótese diagnóstica provável é:
Um menino com 1 ano e 3 meses de vida apresenta diarreia e irritabilidade, além de queda nos percentis de curvas de peso e estatura. A suspeita é de enteropatia glúten induzida. Pode-se afirmar que, nesta doença:
Compartilhar