Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Dermatologia

Doenças Respiratórias

Criança de seis anos e cinco meses de idade convive com o pai, que após um quadro de febre vespertina por três semanas e tosse produtiva, foi diagnosticado como tuberculose pulmonar. A bacterioscopia do escarro foi positiva, o PPD foi de 17 mm, e o RX de tórax apresentava condensação com área de hipertransparência em terço superior direito, sugerindo imagem de caverna. A criança se apresentava em bom estado geral. O RX de tórax revelava condensação em terço médio direito sem área sugestiva de caverna. O resultado do PPD foi de 16 mm e a bacterioscopia do escarro foi negativa. O menor também recebeu diagnóstico de tuberculose pulmonar. As prováveis justificativas para as diferenças clínicas, radiológicas e laboratoriais entre a tuberculose pulmonar do pai e a de seu filho são, que na infância ocorre, em geral:

A
a primoinfecção; a forma pulmonar é paucibacilar e ocorre após uma pneumonia comunitária.
B
o complexo primário, que não é uma forma bacilífera, e ocorre após uma pneumonia comunitária.
C
a primoinfecção; a forma pulmonar é paucibacilar e pode mimetizar a uma pneumonia comunitária.
D
o complexo primário, que não é uma forma bacilífera, e pode mimetizar uma pneumonia comunitária.
Paciente masculino, 78 anos, branco, institucionalizado, comparece ao P.S com quadro de confusão mental, agitação psicomotora e recusa alimentar. Qual melhor diagnóstico a considerar?
JPC, 6 anos, é trazido ao pronto atendimento da pediatria acompanhado de sua mãe que refere que seu filho vinha com quadro gripal há aproximadamente 6 dias e, atualmente está com queixa de rinorreia purulenta, tosse diurna com piora noturna, obstrução nasal e febre não medida. Qual a primeira hipótese diagnóstica?
O aneurisma da aorta abdominal pode representar uma gravíssima urgência. Assinale a alternativa CORRETA sobre essa condição.
Quando uma paciente vítima de colisão de veículo apresenta o membro inferior encurtado, quadril em flexão, adução e rotação interna, devemos SUSPEITAR de:
Compartilhar