Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Criança de sete anos apresenta, há três dias, febre acompanhada de tosse, sem esforço respiratório e estado geral conservado. A radiografia de tórax evidencia pneumonia lobar (LID) e derrame pleural homolateral. A punção pleural evidencia líquido citrino, proteína = 4 g/dl, LHD = 500 UI/L, glicose = 55 mg/dl, pH = 7,5 e bacterioscopia negativa. Segundo o Tratado de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, a conduta correta será:

A
internar e tratar com penicilina cristalina IV.
B
tratar ambulatorialmente com claritromicina VO.
C
tratar ambulatorialmente com amoxicilina + clavulanato VO.
D
internar, tratar com oxacilina IV e realizar drenagem pleural fechada.
Qual é a idade provável de um lactente que move a cabeça de um lado para o outro seguindo objetos, é capaz de elevar a cabeça 45º quando em posição prona, sorri e balbucia quando estimulado, porém ainda não senta sem apoio?
Lactente com 3 meses de idade dá entrada na UPA com quadro de estado de mal epilético, sem ter apresentado crise convulsiva anteriormente e apresenta hemorragia retiniana ao fundo de olho, qual sua hipótese diagnóstica?
Sobre as fraturas dos ossos do antebraço na criança é correto afirmar:
Sensação rotatória (como se a pessoa estivesse girando no ambiente), sensação de desequilibrio, náuseas, vômitos, zumbido em um ou ambos os ouvidos, nistagmo. Estes sinais e sintomas são, geralmente, encontrados em:
Compartilhar