Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança de três anos, não vacinada, apresenta febre há quatro dias e erupção maculopapular há um dia. Feito diagnóstico de sarampo. A conduta para seu irmão de quatro meses de idade, que mora na mesma casa, é:

A
vacinação imediata com vírus vivo atenuado do sarampo.
B
vacinação imediata com vírus morto do sarampo.
C
imunoglobulina humana (IgH) em dose única.
D
IgH e vacina atenuada do sarampo.
E
não é necessária qualquer conduta.
Paciente de 35 anos, sexo masculino, comparece ao ambulatório com queixa de dor lombar persistente há seis meses. Refere que a mesma é pior ao acordar e melhora ao longo do dia com movimentação ou exercícios. Procurou pronto-socorro há alguns meses, tendo recebido receita de anti-inflamatório, do qual faz uso eventual com melhora parcial do quadro. Exame físico mostrou dor à palpação das articulações sacroilíacas e restrição da flexão da coluna (teste de Schober positivo). Exames laboratoriais recentes estão normais. Radiografia de tórax e de sacroilíacas estão normais. Considerando a principal hipótese diagnóstica para este paciente, qual a conduta terapêutica mais adequada no momento?
Mulher de 58 anos de idade, em uso de terapia hormonal combinada contínua há 6 anos. Há 4 meses apresenta sangramento vaginal esporádico discreto. A ultrassonografia mostra endométrio de 8 mm e miométrio homogêneo. Com esses dados a conduta é:
Algumas hérnias têm nomes específicos em função do conteúdo do saco herniário ou da localização do defeito causador. Assinale a alternativa que apresenta uma que não haja correspondência:
Um paciente obeso, diabético e hipertenso realizou exames de rotina que revelaram: creatinina 2,2 mg/dl; potássio 4,3 mEq/L; colesterol total 260 mg/dl; LDL 158 mg/dl e HDL 30 mg/dl. Qual das drogas abaixo não deve ser utilizada neste caso?
Compartilhar