Criança do sexo feminino com 1 ano de idade apresenta quadro de febre 39°C, inapetência e vômitos. Hemograma mostra uma leucocitose com desvio à esquerda e o exame de urina tipo I mostra leucocitúria, nitrito positivo e flora bacteriana aumentada. Sua conduta será:
A
Colher urocultura e aguardar resultado para iniciar tratamento de acordo com o antibiograma.
B
Colher urocultura e iniciar tratamento de imediato com antibiótico de largo espectro.
C
Solicitar uretrocistografia de imediato.
D
Cateterismo vesical para combater o possível refluxo vesicoureteral.
Outras questões
Em relação a esofagite por ingestão de agentes corrosivos é correto afirmar que:
Durante uma visita domiciliar, você se depara com um caso de acidente com animal peçonhento. Como o tratamento baseia-se em soroterapia específica, é fundamental a identificação do animal agressor, seja por seu reconhecimento direto, seja por meio de um quadro clínico, uma vez que as características fisiopatogênicas das peçonhas de ofídios do mesmo gênero são semelhantes. Dentro do processo de caracterização etiológica dos acidentes ofídios, os sinais e sintomas de aparecimento precoce esperados são:
Considerar as seguintes infecções:
I - Tricomoníase
II - Vaginose bacteriana
III - Candidíase
Para qual(is) delas é mandatório o tratamento do parceiro assintomático?
Escolar de 11 anos foi encaminhado ao ambulatório de Pediatria por queixar-se de baixa estatura. O menino relatou que, por ser o menor da classe, vem sofrendo buling. A estatura atual situa-se abaixo do percentil 5, seu peso é adequado para a estatura e, pela classificação de Tanner, encontra-se em G1P1. No último ano, o paciente cresceu 5 cm e não apresentou problemas de saúde. Radiografia de idade óssea recente revela idade compatível com 8 anos e 6 meses. O pai mede 1,74 m e a mãe, 1,62 m. Com base nestes dados, qual o diagnóstico mais provável?