Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Criança do sexo feminino com 1 ano de idade apresenta quadro de febre 39°C, inapetência e vômitos. Hemograma mostra uma leucocitose com desvio à esquerda e o exame de urina tipo I mostra leucocitúria, nitrito positivo e flora bacteriana aumentada. Sua conduta será:

A
Colher urocultura e aguardar resultado para iniciar tratamento de acordo com o antibiograma.
B
Colher urocultura e iniciar tratamento de imediato com antibiótico de largo espectro.
C
Solicitar uretrocistografia de imediato.
D
Cateterismo vesical para combater o possível refluxo vesicoureteral.
Paciente masculino jovem, com agitação psicomotora, agressividade e alucinações auditivas e visuais. Queixa-se também de fraqueza muscular difusa. Ao exame: temperatura de 38°C; FC = 120 bpm; PA = 150 x 100 mmHg. A urina tem coloração de chá escuro, o EAS revela proteinúria sem hematúria. A pesquisa de cocaína na urina é positiva. O diagnóstico mais provável para o quadro clínico é:
É um sinal de alarme na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor em um bebê com 2 meses de vida:
Paciente de 56 anos, diabético, apresenta dor lombar de forte intensidade à direita, em cólica, há três dias, associada à disúria e polaciúria. Há um dia refere astenia e calafrios. Em tomografia identificou-se cálculo de 0,4 cm em ureter médio/distal direito, determinando moderada dilatação ureteropielocalicial a montante. No atendimento inicial PA = 90/60 mmHg, FC = 100 bpm e a temperatura axilar = 38,1°C. Qual a melhor opção terapêutica?
As metástases de rabdomiossarcomas ocorrem mais comumente para:
Compartilhar