Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Criança do sexo feminino com 1 ano de idade apresenta quadro de febre 39°C, inapetência e vômitos. Hemograma mostra uma leucocitose com desvio à esquerda e o exame de urina tipo I mostra leucocitúria, nitrito positivo e flora bacteriana aumentada. Sua conduta será:

A
Colher urocultura e aguardar resultado para iniciar tratamento de acordo com o antibiograma.
B
Colher urocultura e iniciar tratamento de imediato com antibiótico de largo espectro.
C
Solicitar uretrocistografia de imediato.
D
Cateterismo vesical para combater o possível refluxo vesicoureteral.
A hérnia de Littré é a presença do:
Paciente do sexo masculino, branco, 40 anos de idade, com histórico prévio de nefrolitíase, há 2 semanas vem apresentando episódios de dor intermitente em cólica em flanco esquerdo, irradiada para a região inguinal e bolsa escrotal, acompanhada de náuseas e vômitos. Exame físico sem anormalidades. Avaliação laboratorial normal, exceto pela presença de hematúria. Avaliação laboratorial prévia evidenciou hipercalciúria em urina de 24 horas. São recomendações úteis na prevenção de cálculos urinários, EXCETO:
Durante uma colisão automobilística, um homem de 56 anos foi violentamente lançado contra o volante de seu caminhão. Na chegada ao pronto-socorro, ele apresentava sudorese e queixava-se de dor torácica. A pressão arterial era 60/40 mmHg, e a frequência respiratória 40 incursões por minuto. Como causa da hipotensão desse paciente, o achado que diferencia tamponamento cardíaco de pneumotórax hipertensivo é como se encontra:
Recém-nascido de 41 semanas nasceu por meio de parto fórceps, após período expulsivo prolongado, e apresentando líquido meconial fluido. Ele está hipotônico, com choro débil e bradicárdico. Após posicioná-lo sob fonte de calor radiante, a conduta imediata é:
Compartilhar