Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Criança do sexo masculino, com sete anos de idade, procedente da Bahia, foi internada com história de distensão abdominal há três meses sem nenhum outro sintoma associado. Pais relataram casos semelhantes em crianças da mesma região e que procuraram tratamento em Brasília. Ao exame físico, apresentava-se emagrecida, hidratada, anictérica, acianótica, hipocorada (+/4), eupnéica, com linfonodos cervicais posteriores de consistência elástica, aumentados e indolores, temperatura axilar de 37ºC. O abdome apresentava-se globoso com esplenomegalia (baço aproximando-se da linha média) e fígado a 2 cm do rebordo costal. Em relação à doença descrita, assinale a alternativa correta.

A
Os achados laboratoriais associados com a doença são anemia, trombocitopenia, leucopenia, elevação de transaminases e hiperglobulinemia.
B
O diagnóstico definitivo da doença é feito pela demonstração de amastigotas em amostras de tecidos ou isolamento do organismo por cultura.
C
A doença deve sempre ser suspeitada em pacientes com febre prolongada, astenia, caquexia, esplenomegalia, hepatomegalia, citopenias e hipergamaglobilinemia, especialmente se o paciente vier de uma região endêmica.
D
As principais causas de óbitos em crianças portadoras da doença são infecções associadas, hemorragia e insuficiência hepática.
E
Os medicamentos de primeira escolha para o tratamento da doença são os imunomoduladores.
Sobre cardiopatias na gestação, avalie as seguintes afirmações. I- A gestação é fator de risco para arritmias cardíacas. II- As pacientes com diagnóstico de insuficiência cardíaca apresentam descompensação do quadro nas primeiras semanas da gestação. III- Hipertensas crônicas em tratamento com captopril devem modificar o tratamento para losartan. Qual a alternativa correta?
A Síndrome de Münchausen é ocasionada por:
Assinale a alternativa correta em relação ao calendário básico de imunização preconizado pelo Ministério da Saúde:
Dentre as abaixo, indique a anormalidade laboratorial sugestiva da presença do anticoagulante lúpico.
Compartilhar