Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Criança do sexo masculino, com sete anos de idade, procedente da Bahia, foi internada com história de distensão abdominal há três meses sem nenhum outro sintoma associado. Pais relataram casos semelhantes em crianças da mesma região e que procuraram tratamento em Brasília. Ao exame físico, apresentava-se emagrecida, hidratada, anictérica, acianótica, hipocorada (+/4), eupnéica, com linfonodos cervicais posteriores de consistência elástica, aumentados e indolores, temperatura axilar de 37ºC. O abdome apresentava-se globoso com esplenomegalia (baço aproximando-se da linha média) e fígado a 2 cm do rebordo costal. Em relação à doença descrita, assinale a alternativa correta.

A
Os achados laboratoriais associados com a doença são anemia, trombocitopenia, leucopenia, elevação de transaminases e hiperglobulinemia.
B
O diagnóstico definitivo da doença é feito pela demonstração de amastigotas em amostras de tecidos ou isolamento do organismo por cultura.
C
A doença deve sempre ser suspeitada em pacientes com febre prolongada, astenia, caquexia, esplenomegalia, hepatomegalia, citopenias e hipergamaglobilinemia, especialmente se o paciente vier de uma região endêmica.
D
As principais causas de óbitos em crianças portadoras da doença são infecções associadas, hemorragia e insuficiência hepática.
E
Os medicamentos de primeira escolha para o tratamento da doença são os imunomoduladores.
A anemia falciforme é causada pela presença de dois genes da hemoglobina S, que levam à formação de células em forma de foice, as quais, causando infartos na microcirculação, podem levar a complicações, salientando-se a autoesplenectomia, com a função do baço sendo prejudicada já nos primeiros meses de vida. Devido a essa alteração, os seguintes cuidados devem ser instituídos para uma criança com 2 anos de idade, com anemia falciforme, que venha à consulta por apresentar temperatura ? 38,3°C:
Durante plantão obstétrico, primigesta com idade gestacional cronológica de 39 semanas e 3 dias, idade ecográfica de 38 semanas +/- 1 semana, refere perda de líquido via vaginal há 6 horas. O exame especular não confirmou o diagnóstico de amniorrexe prematura. Em relação à confirmação diagnóstica, assinale a alternativa correta.
Ao avaliarmos a audiometria tonal aérea de um trabalhador, poderemos considerá-la como sugestiva de perda auditiva induzida por ruído quando encontramos:
Qual é o tumor mais comum do pâncreas e a sua localização mais frequente?
Compartilhar