Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Criança do sexo masculino, com sete anos de idade, procedente da Bahia, foi internada com história de distensão abdominal há três meses sem nenhum outro sintoma associado. Pais relataram casos semelhantes em crianças da mesma região e que procuraram tratamento em Brasília. Ao exame físico, apresentava-se emagrecida, hidratada, anictérica, acianótica, hipocorada (+/4), eupnéica, com linfonodos cervicais posteriores de consistência elástica, aumentados e indolores, temperatura axilar de 37ºC. O abdome apresentava-se globoso com esplenomegalia (baço aproximando-se da linha média) e fígado a 2 cm do rebordo costal. Em relação à doença descrita, assinale a alternativa correta.

A
Os achados laboratoriais associados com a doença são anemia, trombocitopenia, leucopenia, elevação de transaminases e hiperglobulinemia.
B
O diagnóstico definitivo da doença é feito pela demonstração de amastigotas em amostras de tecidos ou isolamento do organismo por cultura.
C
A doença deve sempre ser suspeitada em pacientes com febre prolongada, astenia, caquexia, esplenomegalia, hepatomegalia, citopenias e hipergamaglobilinemia, especialmente se o paciente vier de uma região endêmica.
D
As principais causas de óbitos em crianças portadoras da doença são infecções associadas, hemorragia e insuficiência hepática.
E
Os medicamentos de primeira escolha para o tratamento da doença são os imunomoduladores.
Assistência ao parto transpélvico deve seguir uma rotina adequada nas diversas fases do trabalho de parto. É dever do obstetra acompanhar continuamente o trabalho de parto interferindo quando necessário no bem estar materno e fetal. Teste seus conhecimentos assinalando a afirmativa correta.
A infecção de parede abdominal na operação cesariana tem incidência em torno de 7% e representa a principal causa de infecção puerperal. Assinale dentro das afirmativas abaixo relacionadas, aquela que é falsa.
Frente a um recém nascido pré-termo tardio (idade gestacional de 361/7 semanas), com peso ao nascer de 2.700 gramas, de parto cesárea, sem sofrimento antenatal, sem trabalho de parto prévio e que desenvolve desconforto respiratório logo após o nascimento, caracterizado por taquipneia, tiragem intercostal e diafragmática, qual é o diagnóstico mais provável?
Na mola completa encontramos:
Compartilhar