Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Criança do sexo masculino, com sete anos de idade, procedente da Bahia, foi internada com história de distensão abdominal há três meses sem nenhum outro sintoma associado. Pais relataram casos semelhantes em crianças da mesma região e que procuraram tratamento em Brasília. Ao exame físico, apresentava-se emagrecida, hidratada, anictérica, acianótica, hipocorada (+/4), eupnéica, com linfonodos cervicais posteriores de consistência elástica, aumentados e indolores, temperatura axilar de 37ºC. O abdome apresentava-se globoso com esplenomegalia (baço aproximando-se da linha média) e fígado a 2 cm do rebordo costal. Em relação à doença descrita, assinale a alternativa correta.

A
Os achados laboratoriais associados com a doença são anemia, trombocitopenia, leucopenia, elevação de transaminases e hiperglobulinemia.
B
O diagnóstico definitivo da doença é feito pela demonstração de amastigotas em amostras de tecidos ou isolamento do organismo por cultura.
C
A doença deve sempre ser suspeitada em pacientes com febre prolongada, astenia, caquexia, esplenomegalia, hepatomegalia, citopenias e hipergamaglobilinemia, especialmente se o paciente vier de uma região endêmica.
D
As principais causas de óbitos em crianças portadoras da doença são infecções associadas, hemorragia e insuficiência hepática.
E
Os medicamentos de primeira escolha para o tratamento da doença são os imunomoduladores.
Paciente de 45 anos de idade, previamente hígido, chega ao pronto-socorro com quadro de tosse com escarro hemoptoico, febre, dor torácica à esquerda e anorexia há 5 dias. Realizou RX de tórax que evidenciou consolidação alveolar em lígula e no lobo inferior esquerdo, leucograma com leucocitose e ureia de 65. PA: 90 x 60 mmHg. Assinale a alternativa que contém a melhor conduta para o caso de acordo com o CURP-65.
Hipertensão arterial sistêmica é a principal causa de morte no mundo. Acerca dessa afecção, assinale a alternativa incorreta.
Lactente masculino de um ano e dois meses de idade foi atendido no pronto-socorro com história de quadro gripal há uma semana. Segundo a mãe, desde a madrugada, a criança está chorando muito e levando as mãos até as orelhas com bastante frequência. À otoscopia: OD (membrana timpânica abaulada e hiperemia) e OE (otorreia). Assinale a alternativa quanto à conduta que deve ser adotada, segundo o Consenso da Sociedade Brasileira de Pediatria.
Mãe leva o filho de quatro meses à consulta no posto de saúde e relata que ele apresentou crise convulsiva tônico-clônica logo após ser vacinado aos dois meses. Ela está preocupada e solicita orientação, pois ele irá ser vacinado novamente. Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa que contém a orientação solicitada.
Compartilhar