Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança do sexo masculino com 28 dias de vida é internada com febre, irritabilidade e eritema generalizado há aproximadamente 24 horas. A mãe informa que o eritema teve início ao redor dos lábios e narinas. Após 24 horas de internação, a pele começa a se desprender, com formação de bolhas flácidas, e grandes áreas erosadas começam a ser observadas, principalmente nas dobras axilares, cervicais e inguinais. O diagnóstico provável é:

A
síndrome da pele escaldada.
B
lúpus eritematoso neonatal.
C
dermatite seborreica eritrodérmica.
D
psoríase eritrodérmica
E
eritema tóxico neonatal.
Considere-se uma criança de 8 anos de idade com tosse persistente há 3 semanas, dores no corpo e temperatura até 37,7°C. Fez uso de Sulfametoxazol-trimetoprim por 10 dias sem melhora do quadro. Foi vacinado com BCG apenas ao nascimento. Recebeu somente as vacinas do 2° mês de vida e reforços da Sabin em campanhas do Ministério da Saúde. Realizou teste tuberculínico duas vezes nesse ínterim, o primeiro com 8 mm, e o segundo com 7 mm. O radiograma de tórax mostra infiltrado bilateral intenso, com opacidade difusa e sem efusão pleural. Dentre os agentes etiológicos abaixo, qual o mais provável nesse caso?
Em relação às doenças ocupacionais, quais são as substâncias e os agentes causadores de aplasia medular?
Considere as afirmações abaixo. I - Os idosos com demências subcorticais apresentam déficit de memória associado com lentidão psicomotora, redução da atenção, perda das funções executivas e mudança da personalidade. II - As demências frontotemporais caracterizam-se por sintomas como euforia, desinibição e comportamento compulsivo. Entre elas estão a Doença de Pick e a demência associada com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). III - A Demência dos Corpúsculos de Lewy (DCL) pode apresentar flutuações cognitivas, assim como o delirium. As alucinações visuais complexas auxiliam no diagnóstico diferencial entre DCL e Doença de Alzheimer. Qual a alternativa correta?
Qual o marcador tumoral mais específico do hepatocarcinoma?
Compartilhar