Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança do sexo masculino com 28 dias de vida é internada com febre, irritabilidade e eritema generalizado há aproximadamente 24 horas. A mãe informa que o eritema teve início ao redor dos lábios e narinas. Após 24 horas de internação, a pele começa a se desprender, com formação de bolhas flácidas, e grandes áreas erosadas começam a ser observadas, principalmente nas dobras axilares, cervicais e inguinais. O diagnóstico provável é:

A
síndrome da pele escaldada.
B
lúpus eritematoso neonatal.
C
dermatite seborreica eritrodérmica.
D
psoríase eritrodérmica
E
eritema tóxico neonatal.
Uma mulher de 46 anos, casada, costureira, faz uso de diazepam (20 mg/dia), diariamente, há 15 anos. A medicação foi prescrita no início em unidades de emergência e desde então vem sendo utilizada pela paciente. A paciente não apresenta sinais e sintomas condizentes com transtornos de ansiedade, mas refere não conseguir dormir sem o uso da medicação. Ao consultar sua Médica de Família e Comunidade (MFC), ambas decidem pela retirada da medicação. Qual deve ser a proposta terapêutica?
A fratura de Colles
Considere o tratamento medicamentoso para cessação do tabagismo em um paciente com conhecida cardiopatia isquêmica. Assinale a opção correta.
Acidentes envolvendo motociclistas caracterizam um sério problema de saúde pública nos centros urbanos do Brasil e produzem, entre outros traumas, fratura da diáfise da tíbia, a sede mais comum de fratura em ossos longos. Com relação à fratura da diáfise da tíbia, assinale a alternativa correta.
Compartilhar