Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança do sexo masculino está em acompanhamento, há 6 meses, no ambulatório de pediatria com a queixa de baixa estatura. Apresenta: idade cronológica: 9 anos e 2 meses; estatura 124 cm (percentil 5); peso: 22 Kg (percentil 5); idade óssea: 7 anos; velocidade de crescimento: 5,1 cm/ano; estágio puberal de Tanner: P1G1; estatura alvo para a família no percentil 25. Qual o diagnóstico provável?

A
Deficiência do hormônio do crescimento.
B
Atraso constitucional do crescimento e da puberdade.
C
Baixa estatura familiar.
D
Puberdade precoce.
Um menino de 8 anos é atendido com quadro de tosse produtiva há 10 dias. Inicialmente apresentou febre por 48 horas, mal estar e cefaleia com tosse seca, sem coriza ou dor de garganta. O Raio X solicitado demonstrou imagem de infiltração intersticial e peribrônquica. A etiologia mais provável para o quadro é:
Com relação à Síndrome de Abstinência Alcoólica (SAA), marque a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa correta quanto à osteoporose:
Paciente de 26 anos, sexo masculino, vítima de acidente automobilístico, deu entrada no pronto socorro, queixando-se de dor torácica. Segundo SAMU o volante do carro estava torto. Na radiografia simples anteroposterior de tórax em posição supina apresenta alargamento de mediastino. Assinale a alternativa que não pode estar relacionado ao Rx descrito:
Compartilhar