Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Criança e três anos e 6 meses, com história de tosse produtiva há quinze dias, inaptência, febre não aferida e tumefação cervical à direita. Ao exame físico, mostra-se emagrecida, percentil 10 do gráfico de crescimento e desenvolvimento, gânglio de 2,5 cm de diâmetro na região cervical à direita. Ausculta pulmonar comn estertores crepitantes na base do hemitórax direito. Fígado a 4 cm do rebordo costal direito. Restante sem anormalidades. Diante do relato, assinale a principal hipótese diagnóstica e a conduta complementar:

A
Bronquiectasias - Tomografia computadorizada de tórax
B
SIDA + infecção bacteriana - teste anti-HIV e hemograma
C
Fibrose cística - RX de tórax e teste do suor
D
Tuberculose pulmonar - RX de tórax, PPD, tabela de pontos MS/Brasil
E
Infecção por germe oportunista - RX de tórax; sorologia e hemocultura para fungos
Das malformações cervicais apresentadas a seguir, assinale a alternativa contendo aquela que mantém relações com a intimidade do osso hioide.
Homem de 65 anos, etilista e tabagista, procura atendimento médico queixando rouquidão. Após exame físico a propedêutica indicada é realizar:
Um homem de 35 anos de idade procurou atendimento em serviço de emergência por cólica nefrética. Ele relatou episódios recentes de disúria e presença de "areia" na urina. O exame de sedimento urinário revelou hematúria microscópica e cristalúria, sem cilindros. Radiografia simples de abdome normal. A ultrassonografia revelou cálculo de 4 mm localizado em porção distal do ureter esquerdo, sem evidências de dilatação do sistema pielocalicial. Após uso de analgésico, o paciente ficou assintomático. Qual é a conduta adequada nesse caso?
Um homem de 63 anos refere que, há cerca de 1 ano, vem apresentando dificuldade para iniciar a micção, fazendo muito esforço durante, com jato urinário fraco e sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Toque retal: próstata aumentada com peso de cerca de 60g, consistência fibroelástica e sem nódulos. A conduta inicial é:
Compartilhar