Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Criança e três anos e 6 meses, com história de tosse produtiva há quinze dias, inaptência, febre não aferida e tumefação cervical à direita. Ao exame físico, mostra-se emagrecida, percentil 10 do gráfico de crescimento e desenvolvimento, gânglio de 2,5 cm de diâmetro na região cervical à direita. Ausculta pulmonar comn estertores crepitantes na base do hemitórax direito. Fígado a 4 cm do rebordo costal direito. Restante sem anormalidades. Diante do relato, assinale a principal hipótese diagnóstica e a conduta complementar:

A
Bronquiectasias - Tomografia computadorizada de tórax
B
SIDA + infecção bacteriana - teste anti-HIV e hemograma
C
Fibrose cística - RX de tórax e teste do suor
D
Tuberculose pulmonar - RX de tórax, PPD, tabela de pontos MS/Brasil
E
Infecção por germe oportunista - RX de tórax; sorologia e hemocultura para fungos
No Brasil, a vacina mais reatogênica em uso é a DPT de células inteiras, combinada com vacina contra Haemophilus influenzae tipo B. Frequentemente causa reações locais, febre e raramente episodio hipotônico hiporresponsivo (EHH). Assinale a INCORRETA:
Nódulo tireoidiano que apresenta crescimento súbito, doloroso em poucos dias, deve ser considerado como:
Homem de 45 anos, com peso de 80 kg, sofreu acidente de trabalho, com água fervendo e deu entrada no pronto-socorro, com extensa queimadura comprometendo toda a face anterior do tórax, abdome, genitais e membros superiores. A reposição volêmica, nas primeiras 8 horas a partir do acidente, implica numa estimativa de volume de Ringer Lactato de:
São exemplos de técnicas de reparo de hérnia inguinal com tensão:
Compartilhar