Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Criança e três anos e 6 meses, com história de tosse produtiva há quinze dias, inaptência, febre não aferida e tumefação cervical à direita. Ao exame físico, mostra-se emagrecida, percentil 10 do gráfico de crescimento e desenvolvimento, gânglio de 2,5 cm de diâmetro na região cervical à direita. Ausculta pulmonar comn estertores crepitantes na base do hemitórax direito. Fígado a 4 cm do rebordo costal direito. Restante sem anormalidades. Diante do relato, assinale a principal hipótese diagnóstica e a conduta complementar:

A
Bronquiectasias - Tomografia computadorizada de tórax
B
SIDA + infecção bacteriana - teste anti-HIV e hemograma
C
Fibrose cística - RX de tórax e teste do suor
D
Tuberculose pulmonar - RX de tórax, PPD, tabela de pontos MS/Brasil
E
Infecção por germe oportunista - RX de tórax; sorologia e hemocultura para fungos
Assinale a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE: Paciente adulto com sequela de osteomielite de fêmur recebeu diagnóstico de doença crônica. A presença de ____________ caracteriza uma osteomielite crônica.
Que medida ou conjunto de medidas é mais importante, na sala de parto, para reanimação do recém-nascido a termo com Apgar 0 no 1º minuto de vida, sendo a mãe primigesta, hipertensa e portadora de diabetes gestacional?
Para a classificação de pneumonia em ambulatório de pediatria, segundo a Organização Mundial da Saúde, devem ser considerados(as):
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, no primeiro ano de vida, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
Compartilhar