Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Pneumologia

Doenças Respiratórias

Criança e três anos e 6 meses, com história de tosse produtiva há quinze dias, inaptência, febre não aferida e tumefação cervical à direita. Ao exame físico, mostra-se emagrecida, percentil 10 do gráfico de crescimento e desenvolvimento, gânglio de 2,5 cm de diâmetro na região cervical à direita. Ausculta pulmonar comn estertores crepitantes na base do hemitórax direito. Fígado a 4 cm do rebordo costal direito. Restante sem anormalidades. Diante do relato, assinale a principal hipótese diagnóstica e a conduta complementar:

A
Bronquiectasias - Tomografia computadorizada de tórax
B
SIDA + infecção bacteriana - teste anti-HIV e hemograma
C
Fibrose cística - RX de tórax e teste do suor
D
Tuberculose pulmonar - RX de tórax, PPD, tabela de pontos MS/Brasil
E
Infecção por germe oportunista - RX de tórax; sorologia e hemocultura para fungos
Paciente de 60 anos, diabético, hipertenso apresentando quadro súbito de afasia motora e hemiplegia direita há cerca de 6 horas. Pode-se afirmar que:
Paciente cirrótico Child C vem ao PS com queixa de queda do estado geral, dor abdominal e dispneia progressiva. Ao exame apresenta-se emagrecido, descorado +/4+, pulmões com murmúrio vesicular diminuídos em bases sem RA e com ascite volumosa. Foi realizada paracentese de alívio na sala de emergência com saída de líquido amarelado. O exame do líquido ascítico teve o seguinte resultado: Aspecto = claro; cor = amarela; ph = 6,9; 50 mil hemácias/mm³; Leucometria: 600 leucócitos/mm³ com 90% de polimorfonucleares. Com base neste quadro, seu diagnóstico e conduta serão:
Na síndrome compartimental aguda dos membros inferiores, o achado clínico inicial de maior sensibilidade para o diagnóstico é:
A zetaplastia é uma técnica cirúrgica de:
Compartilhar