Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Criança escolar, 8 anos, com suspeita de Baixa Estatura Familiar (BEF). O que esperar, para esse diagnóstico, da radiografia de punho e mão esquerda para idade óssea (IO)?

A
IO igual à idade altura.
B
IO maior que a idade cronológica.
C
IO igual à idade cronológica.
D
IO menor que a idade cronológica.
E
IO igual à idade peso.
Mulher, 35 anos de idade, com nódulo de tireoide à direita foi submetida à punção aspirativa por agulha fina que revelou lesão com padrão folicular. Fez-se a hemitireoidectomia à direita. O exame anatomopatológico da peça cirúrgica revelou tratar-se de carcinoma folicular. Nessa situação, a paciente:
Paciente de 58 anos, tabagista de mais de 30 cigarros/dia, vai à emergência com história de que, há mais ou menos 3 horas, começou com calafrios. Já apresentava tosse produtiva purulenta e calafrios tremulantes uma semana antes, e chiado no peito. Sabia ser portadora de DPOC e usava broncodilatador de longa duração e corticoide inalatório, sendo que, às vezes, nebulizava com fenoterol e ipratrópio. Foi realizado RX de tórax que mostrou consolidação no lobo médio e língula. A paciente não apresentava outras comorbidades. Estava lúcida, orientada, FR 22, FC 90 e SatO2: 94%. Com relação a esse caso, podemos dizer que:
Na avaliação da policitemia, é INCORRETO afirmar:
Assinale a melhor alternativa terapêutica ao binômio materno-fetal em gestante alérgica à penicilina, após dessensibilização com VDRL positivo com titulação de 1/16 e FTA - ABS positiva.
Compartilhar