Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Criança nasceu com idade gestacional de 37 semanas, por cesárea eletiva, em boas condições (Apgar de 7 e 9 no 1º e 5º minutos de vida). Logo após o nascimento apresentou desconforto respiratório caracterizado por taquipneia, retrações intercostais e gemido audível sem estetoscópio, requerendo oxigênio suplementar já na sala de parto. Encaminhada a UTI neonatal, mantinha quadro respiratório sendo colocada em capacete de oxigênio. Realizada radiografia de tórax com 3 horas de vida, que mostrou hiper-insuflação, derrame intercisural e aumento da trama Peri-hilar. O diagnóstico mais provável:

A
Síndrome da membrana hialina.
B
Taquipneia transpiratória do RN.
C
Síndrome de aspiração de mecônio.
D
Pneumonia congênita.
No conceito de "visão crítica de segurança" durante realização de colecistectomia videolaparoscópica, é CORRETO afirmar:
Uma criança de 10 semanas de vida é trazida para avaliação de seu desenvolvimento neuromotor no ambulatório de Pediatria. Está em muito bom estado geral, sem intercorrências clínicas desde o nascimento. Nasceu com 3300 g, 50 cm de comprimento e Apgar 9/10. Dos achados abaixo, aquele que não é usual nessa fase é:
Em uma criança com estenose hipertrófica de pilórica espera-se encontrar:
Um menino com síndrome de Down está com 8 meses de idade e tem história de obstipação desde o nascimento. Nunca recebeu aleitamento materno. O médico solicita o exame de enema baritado, onde observa-se zona de transição. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar