Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Criança nasceu com idade gestacional de 37 semanas, por cesárea eletiva, em boas condições (Apgar de 7 e 9 no 1º e 5º minutos de vida). Logo após o nascimento apresentou desconforto respiratório caracterizado por taquipneia, retrações intercostais e gemido audível sem estetoscópio, requerendo oxigênio suplementar já na sala de parto. Encaminhada a UTI neonatal, mantinha quadro respiratório sendo colocada em capacete de oxigênio. Realizada radiografia de tórax com 3 horas de vida, que mostrou hiper-insuflação, derrame intercisural e aumento da trama Peri-hilar. O diagnóstico mais provável:

A
Síndrome da membrana hialina.
B
Taquipneia transpiratória do RN.
C
Síndrome de aspiração de mecônio.
D
Pneumonia congênita.
Ensaios clínicos randomizados envolvendo gestantes com hipertensão arterial leve ou moderada mostraram que o grupo tratado apresentou significativamente menos hipertensão gestacional grave e maior número de recém-nascidos pequenos para a idade gestacional. Esse efeito restou mais evidente quando as gestantes fizeram uso de:
Em portadores da doença de Parkinson, deve-se evitar a administração de:
Em relação à vacinação, considere as assertivas abaixo. I- Há evidências de que a vacina contra raiva não deve ser aplicada em gestantes. II- Em pacientes adultos com AIDS, a vacina BCG está contraindicada. III- A vacina contra febre amarela está contraindicada para indivíduos alérgicos a componentes do ovo e para gestantes. Quais são corretas?
O sinal de Kehr:
Compartilhar