Criança nasceu com idade gestacional de 37 semanas, por cesárea eletiva, em boas condições (Apgar de 7 e 9 no 1º e 5º minutos de vida). Logo após o nascimento apresentou desconforto respiratório caracterizado por taquipneia, retrações intercostais e gemido audível sem estetoscópio, requerendo oxigênio suplementar já na sala de parto. Encaminhada a UTI neonatal, mantinha quadro respiratório sendo colocada em capacete de oxigênio. Realizada radiografia de tórax com 3 horas de vida, que mostrou hiper-insuflação, derrame intercisural e aumento da trama Peri-hilar. O diagnóstico mais provável:
A
Síndrome da membrana hialina.
B
Taquipneia transpiratória do RN.
C
Síndrome de aspiração de mecônio.
D
Pneumonia congênita.
Outras questões
Mulher de 58 anos, portadora de tireoidite de hashimoto, em uso de 100 µg de levotiroxina ao dia, consultou por vir apresentando sonolência excessiva, fadiga e diminuição do apetite há cerca de 3 meses. Relatou sentir-se desamparada e triste, tendo abandonado as aulas de pintura das quais gostava muito. Trouxe resultados de exames recentes: TSH de 0,89 mUI/I (valor de referência (VR): 0,3-5 mUI/I) e T4 livre de 0,9 ng/dl (VR: 0,7-2 ng/dl). Com base no quadro, assinale a assertiva CORRETA.
Não é considerada indicação para a cirurgia bariátrica:
Uma menina de 10 anos é trazida ao pronto-socorro por unidade de suporte avançado, após ter sido atropelada por caminhão. Foi intubada no local e começou a reposição volêmica. Na chegada está inconsciente, com Glasgow 7. PA = 110 × 70 mmHg, FC = 120 bpm, FR = 23 ipm e satO2 = 88%. Murmúrio vesicular diminuído à esquerda. Primeira medida:
Recém-nascido do sexo feminino apresentando fissuras palpebrais curtas, implantação baixa de orelhas, mandíbula pequena, esterno curto, pés em mata borrão e dedos sobrepostos com punhos cerrados, foi avaliado e a suspeita diagnóstica é de Síndrome de Edwards (trissomia do 18). A cardiopatia congênita mais comumente associada a esta síndrome é: