Questões na prática

Pediatria

Neonatologia

Criança, nascida de parto normal a termo, apgar de 9 no primeiro minuto e de 10 no quinto minuto, pesando 3.280 g, é encaminhado para o alojamento conjunto, usando LM exclusivo. Na alta, após o segundo dia de vida, o pediatra nota icterícia de esclerótica e face. No prontuário, verifica que a mãe é Rh+, grupo A e o RN é Rh negativo, grupo O. A dosagem de bilirrubinas revelou BI igual a 10% do total. A conduta adequada que o caso requer é:

A
realizar fototerapia
B
realizar exanguíneo-transfusão
C
indicar fenobarbital oral, por 14 dias
D
expectar
E
suspender leite materno por 24 horas
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A principal complicação do divertículo de Meckel é a necrose intestinal. O divertículo de Meckel é a anormalidade congênita mais comum do intestino delgado.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. O divertículo de Meckel é uma estrutura remanescente do úraco que se oblitera na décima semana de vida intrauterina.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A maior parte dos divertículos de Meckel é assintomática e diagnosticada acidentalmente durante uma cirurgia abdominal.
Com relação à anatomia, fisiologia e patologia dos órgãos situados ou que passam pelo pescoço, julgue o item que se segue. A exérese da porção média do osso hioide é indicada no tratamento cirúrgico do cisto do ducto tireoglosso.
Compartilhar