Criança portadora de doença falciforme homozigótica vem ao pronto-socorro com febre, odinofagia, hiporexia e hipoatividade. Ao exame você observa hiperemia de orofaringe, placas purulentas em amígdalas, petéquias em palato, infartamento ganglionar cervical, palidez moderada e icterícia leve. Qual a melhor conduta?
A
colher hemocultura, urocultura, realizar radiografia de tórax e propor tratamento de acordo com resultados.
B
colher hemocultura, urocultura, realizar radiografia de tórax e iniciar imediatamente com antimicrobiano de amplo espectro, por ex. ceftriaxone.
C
iniciar tratamento com penicilina.
D
colher swab de orofaringe e propor tratamento de acordo com resultado.
Outras questões
Um motociclista alcoolizado, alta velocidade, perde o controle da motocicleta e é arremessado contra poste de iluminação pública. O paciente apresenta franca insuficiência respiratória, é acionado SAMU. O socorrista médico se depara com ferida aberta de tórax, 5 cm de diâmetro, caracterizando pneumotórax aberto. Qual a conduta imediata mais adequada?
Com base na premissa abaixo, responda a questão a seguir. Médicos socorristas, plantonistas de prontos-socorros ou mesmo qualquer clínico podem se defrontar em algum momento com situações psiquiátricas de emergência e precisarão fazer uma avaliação mínima para conseguir dar um encaminhamento adequado para aqueles quadros que necessitem de maiores cuidados. Pacientes com risco ou tentativa de suicídio podem chegar a atendimento por inúmeras vias e costumam trazer alguns desafios quanto à avaliação e ao melhor encaminhamento. Assim, é importante que tenhamos alguns conhecimentos básicos acerca desse assunto. Assinale a alternativa correta.
Dora, 34 anos, profissional do sexo, procurou seu médico de família para apresentar o resultado de exames: Anti-HIV 1 e 2 negativos, Anti-HVC positivo, HBsAg negativo, Hbe Ag negativo, Anti-Hbs negativo, VDRL negativo, FTA-ABS positivo. Baseando-se no caso acima e em seus conhecimentos, o médico de família pode afirmar, exceto:
São critérios menores de Jones para a classificação diagnóstica de Febre Reumática, EXCETO: