Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Cardiologia

Nefrologia

Pediatria Geral

Criança, sexo masculino, sete anos, história de amigdalite purulenta, tratada com penicilina benzatina três dias após o início dos sintomas. Após 7 dias de tratamento, notou-se urina escura, diminuição do volume urinário, edema e cefaleia. Na avaliação clínica, confirma-se presença de edema e a pressão arterial observada é de 130 x 90 mmHg, sem sinais de encefalopatia hipertensiva. Exames laboratoriais confirmam o diagnóstico de glomerulonefrite aguda pós-estrepcócica. Para o controle da hipertensão arterial, inicialmente você tomaria as seguintes condutas, exceto:

A
Restrição hídrica.
B
Restrição de sódio.
C
Diurético de alça.
D
Nifedipina sublingual.
Qual das seguintes vacinas é constituída de vírus vivo atenuado?
Um paciente de 70 anos hospitalizado, em pós-operatório recente de osteossíntese de fratura de fêmur, desenvolve quadro súbito de dispneia, hipotensão, taquicardia sinusal, estase jugular, bulhas cardíacas hipofonéticas com pulmões relativamente limpos. Qual dos exames abaixo apresenta a maior acurácia diagnóstica nesta situação clínica?
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. O divertículo de Meckel é uma estrutura remanescente do úraco que se oblitera na décima semana de vida intrauterina.
Com relação ao rastreamento de aneuploidias durante o primeiro trimestre da gestação, assinale a alternativa correta.
Compartilhar