Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Dá entrada na emergência um paciente com quadro de dispneia e febre, além de hipotensão arterial e sudorese fria. FC = 120 bpm, PA = 90 x 60 mmHg, Tax = 39°C, FR = 24 irpm. O hemograma revela 5.000 leucócitos/mm³, com 80% de granulócitos, sendo 30% de bastões. Na hematoscopia, são descritas anisocitose, poiquilocitose e corpúsculos de Howell-Jolly. O quadro infeccioso é causado, mais provavelmente, pelo seguinte microrganismo:

A
Escherichia coli.
B
Neisseria Meningitidis.
C
Haemophilus influenzae.
D
Streptococcus pneumoniae.
Em relação ao sopro inocente ou funcional, assinale a alternativa correta:
Um homem de 45 anos desenvolve diarreia e febre uma semana após tratamento de infecção de ouvido com ampicilina. Qual a conduta adequada, visto que a retossigmoidoscopia revelou uma retite pseudomembranosa?
Sabendo que uma gota da solução de sulfato ferroso apresenta 1,25 mg de ferro elementar, quantas gotas por dia estaria mais correto recomendar para o tratamento de uma criança de 10 kg com anemia ferropriva?
Homem de 55 anos procura um cirurgião com história de duas cirurgias prévias para tratar uma hérnia inguinal à direita. Ao exame da região inguinal, evidencia-se hérnia não redutível abaixo do ligamento inguinal. A técnica que está melhor indicada para este caso é:
Compartilhar