Questões na prática

Clínica Médica

Pediatria

Infectologia

Pediatria Geral

Da relação de parasitas intestinais, cite aqueles que fazem ciclo pulmonar e, portanto, levam à eosinofilia:

Paciente do sexo masculino, 35 anos, atendido em consulta ambulatorial de rotina, assintomático, tabagista, apresenta-se com PA 153/93 mmHg (média de duas medidas) e IMC 28 Kg/m². Seu eletrocardiograma é normal. Segundo a V Diretriz Brasileira de Cardiologia. Os seguintes exames complementares são considerados na rotina de avaliação inicial dos pacientes hipertensos, EXCETO:
Um enfermo com hipertensão arterial pulmonar primária, classe funcional II da NYHA, apresenta mínima redução daquela pressão após prova terapêutica aguda com adenosina endovenosa. Considerando os dados fornecidos a melhor opção terapêutica seria:
Levando em consideração a afirmação que características faciais típicas estão presentes em grande número de pacientes com rinite alérgica. Sobre as características faciais, pode afirmar-se que: I - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica as olheiras. II - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a dupla linha de Dennie-Morgan. III - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a pele xerótica. IV - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica a prega nasal horizontal. V - Fazem parte das características faciais de pacientes com rinite alérgica as fissuras em narinas. Analise as afirmativas acima e assinale a alternativa correta:
Um homem de 52 anos de idade recorreu ao pronto-socorro de um hospital geral, queixando-se de intensa dor epigástrica com irradiação para região dorsal e vômitos que tiveram início cerca de 10 horas após o almoço. A avaliação clínica mostrou frequência cardíaca de 112 bpm, pressão arterial de 110 mmHg x 75 mmHg. Os exames cardiovasculares e respiratórios não apresentam alterações. O exame do abdome mostrou ruídos hidroaéreos normais, moderada dor na região epigástrica, ausência de hepatoesplenomegalia, ausência dos sinais de Cullen de Blumberg de Jobert de Giordano e de Torres Homem. A avaliação laboratorial mostrou 16.500 leucocitos/mm³, hematócrito de 48% no hemograma, amilase sérica - 1.520 unidades por litro (U/L) - valores de referência: 20-125 U/L - lipase sérica = 2.800 U/L (valores de referência: 20-125 U/L), transaminase pirúvica = 180 U/L (valores de referência: 10-40 U/L), cálcio sérico, albumina, trigliceridios, eletrólitos, ureia e creatinina dentro da normalidade. O eletrocardiograma convencional mostrou apenas taquicardia sinusal. Tendo em conta o caso clínico descrito no texto, as potenciais complicações clinicas que podem ocorrer no paciente incluem o(a): I- síndrome do desconforto respiratório. II- insuficiência renal aguda. III- ascite. IV- diabetes melito permanente. V- síndrome de resposta inflamatória sistêmica. A quantidade de itens corretos é igual a:
Compartilhar