Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Das afirmações abaixo podemos dizer que está ERRADA qual alternativa ?

A
A fissura anal é uma ulcera linear no epitélio escamoso do canal anal, localizada entre a margem anal e a linha denteada.
B
A fissura anal acomete mais adultos jovens ou de meia idade e geralmente localizada na linha média posterior
C
A fissura anal crônica pode apresentar endurecimento das bordas, plicoma sentinela e papila hipertrófica.
D
A fissura anal crônica difere da fissura anal aguda porque não segue a Lei de Goodsall-Salmon.
E
O sintoma cardinal da fissura anal é a dor durante e após a evacuação que pode perdurar por um período de até 2 horas.
Paciente do sexo masculino, 70 anos, hipertenso, etilista, portador de insuficiência coronariana com angina estável, sem história de dor abdominal, durante exame de ultrassom para investigação de elevação de enzimas hepáticas, foi evidenciado aneurisma de aorta abdominal. Foi então submetido a angiotomografia de abdome que apresentou um aneurisma fusiforme da aorta abdominal infra-renal medindo 4,2 cm no maior diâmetro, com trombos murais. Um ano após o achado, a angiotomografia foi repetida e mostrou um aumento do aneurisma, com o mesmo apresentando 4,5 cm no maior diâmetro. Qual medida deve ser tomada?
Adolescente de 10 anos, sexo feminino, é trazida a unidade de Pronto Atendimento após 6 episódios de epistaxe nos últimos três meses. Mãe nega história de traumas. Exame físico: normal. Durante o exame clinico, apresenta um novo episódio de epistaxe moderada intensidade, sugerindo sangramento anterior no plexo de Kiesselbach. Diante do exposto, a conduta inicial deve ser:
Mãe refere que seu filho apresenta obstrução nasal, prurido nasal e espirros recorrentes há 3 meses. Traz os seguintes exames: hemograma normal, IgE sérico total normal, teste cutâneo negativo para os principais inalantes, citológico nasal com células epiteliais e protoparasitológico negativo. O principal diagnóstico será de rinite:
Ao investigar queixa vertiginosa de paciente, um médico de família executa manobra semiológica que sugere posição anormal de otólitos no ouvido interno direito. Ele decide então executar a manobra de Epley para reposicionamento dos otólitos. Qual número representa a figura com a última posição que o paciente deve assumir antes de ser levado à ortostase?
Compartilhar