Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Das alternativas abaixo, uma não apresenta critérios diagnósticos para a síndrome de secreção inapropriada de ADH (hormônio antidiurético):

A
Osmolalidade plasmática abaixo de 270 mOsmol/kg.
B
Sódio urinário menor que 20 mEq/l.
C
Concentração urinária inapropriada (>100 mOsmol/kg).
D
Euvolemia clínica.
E
Ausência de doença adrenal, tireoidiana e função renal normal.
Júlio, de 26 anos, queixa-se de dor de cabeça e pressão na face há 4 dias, secreção nasal, febre não aferida e mal-estar geral. Acha que pode ser sinusite. Ao exame físico, a temperatura axilar é de 37,2° C, sente dor à palpação dos seios da face e percebe-se gotejamento nasal posterior. Assinale a alternativa que apresenta a melhor abordagem para o caso.
As cardiopatias congênitas eram patologias consideradas de prognóstico sombrio no início do século passado, com melhora expressiva deste devido aos avanços ocorridos nos últimos anos. Considerando os achados clínicos das diversas cardiopatias congênitas, podemos afirmar, EXCETO:
Criança de 2 anos de idade encontra-se internada em ventilação pulmonar mecânica e subitamente apresenta parada cardíaca. Considerando que há dois médicos para atendê-la, a conduta CORRETA neste atendimento consiste em:
Logo após a indução da anestesia geral para redução de fratura de fêmur, um paciente sob ventilação mecânica apresenta queda progressiva no valor da capnometria. Qual é a causa mais provável?
Compartilhar