Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Das condições abaixo, qual delas NÃO está relacionada à deficiência de vitamina K e ao aumento do risco hemorrágico:

A
Síndrome nefrótica.
B
Obstrução biliar.
C
Antibioticoterapia prolongada.
D
Uso prolongado de cumarínicos.
Analise as seguintes afirmativas relacionadas ao tratamento das fraturas expostas: I - Todo desbridamento deve ocorrer em ambiente cirúrgico, sob condições rigorosas de assepsia. II - O desbridamento ósseo implica a exposição dos dois extremos do foco fraturário: a limpeza da cavidade medular e a remoção de pequenos fragmentos corticais desvitalizados. III - A cirurgia de desbridamento deve, preferencialmente, ser realizada com isquemia. Está (ão) CORRETA (S):
Associe o quadro clínico ao diagnóstico mais provável: I. Criança, 6 anos, nódulo cístico na borda anterior do esternocleidomastoide. II. Homem, 65 anos, tabagista e etilista com nódulo endurecido na borda anterior do esternocleidomastoide D e perda de peso. III. Homem, 65 anos, com nódulo endurecido na fossa supraclavicular esquerda e perda de peso. IV. Jovem, 22 anos, conglomerado linfonodal cervical endurecido em fossa supraclavicular esquerda, febre vespertina e prurido cutâneo. V. Jovem, 22 anos, conglomerado linfonodal cervical abscedado em fossa supraclavicular esquerda, febre vespertina:
R.S.A., 38 anos, costureira há 19 anos, apresenta sintomas de formigamento dos três primeiros quirodáctilos das mãos, mais intenso à direita; dor no punho com irradiação para cotovelo e fraqueza nos braços. Relata que, frequentemente, acorda à noite com dor e sente dificuldade para pentear o cabelo. Este quadro representa a compressão do nervo:
Ao avaliar uma criança entre o 1º e 2º mês, podemos encontrar como sinal de alarme na avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor: I – Uma hiper e hipotonicidade na posição de pé ou quando suportado na posição ventral; II – Não estabelece nenhum tipo de interação, nunca segue a face humana e não sorri; III – Não se mantém em situações de alerta, nem por breves momentos. Quais das alternativas estão corretas?
Compartilhar