Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Das condições abaixo, qual delas NÃO está relacionada à deficiência de vitamina K e ao aumento do risco hemorrágico:

A
Síndrome nefrótica.
B
Obstrução biliar.
C
Antibioticoterapia prolongada.
D
Uso prolongado de cumarínicos.
Paciente de 60 anos, sem comorbidades prévias, no quinto dia de pós-operatório de gastrectomia parcial por tumor gástrico de antro com reconstrução a BII, evolui com febre, dispneia, distensão e dor à descompressão brusca do abdome. O diagnóstico mais provável para esse paciente é:
Um presidiário de Alcaçuz alvejado pela polícia, numa tentativa de fuga, é levado ao hospital. A única lesão que ele apresenta é um ferimento, por arma de fogo, na coxa direita, com importante hematoma. Durante a exploração cirúrgica, detecta-se destruição de 4 cm da artéria femural superficial. A conduta cirúrgica mais adequada para esse paciente é desbridamento da lesão aliado a:
Paciente de 20 anos, sexo masculino, assintomático, procura o médico do PSF, pois realizou exames de triagem sorológica, os quais apresentaram os seguintes resultados: Anti-HBsAg positivo; Anti-HBc IgG e IgM negativos; HBsAg negativo; VDRL reagente 1:128 e FTA-ABs reagente. Não sabe informar sobre seu passado vacinal. O diagnóstico mais provável para o caso é:
Ainda com relação ao caso anterior, qual a melhor conduta a ser tomada?
Compartilhar