Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Das drogas abaixo quais têm maior probabilidade de depressão respiratória em pós-operatório de cirurgias de membros inferiores, quando associadas a anestesia regional?

A
Morfina espinhal ou clonidina peridural.
B
Fentanil peridural ou morfina espinhal.
C
Clonidina epidural ou fentanil espinhal.
D
Fentanil peridural ou nuloxona venosa.
E
N.r.a.
Lactente de quatro meses, previamente hígido, aleitamento materno exclusivo, pesando 5 kg, é atendido na emergência com desidratação grave. Foram feitas duas fases de expansão rápida, 1ª fase: 50 ml/kg em 1 hora e 2ª fase: 30 ml/kg em 1 hora de soro fisiológico, mas a criança não apresentou diurese. Os exames solicitados apresentaram os seguintes resultados: Na = 118 mEq/l, K = 3,5 mEq/l e Ca = 8,3 mg/dl. Assinale a alternativa que contém a conduta imediata a ser adotada.
Um paciente submetido à gastrectomia subtotal apresenta febre nas primeiras 48 horas do período pós-operatório. A causa mais provável da febre é:
Um lactente de dois meses de vida apresentou crise convulsiva generalizada de curta duração associada à febre. Apesar de o episódio ter se repetido no dia seguinte, a família não se preocupou porque os dois outros filhos já tinham tido convulsões febris. Do ponto de vista neurológico, o mais provável é que se trate de convulsão:
Sobre os cistos e pseudocistos pancreáticos assinale a alternativa errada:
Compartilhar