Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Das seguintes afirmativas sobre baixo peso ao nascer (BPN), assinale a correta.

A
são considerados como BPN todos os recém-nascidos com peso inferior a 3.000 g, desde que a gestação tenha duração de nove meses.
B
o BPN é determinado por dois processos distintos: a duração da gestação e a velocidade de crescimento fetal.
C
Um feto pode apresentar BPN por haver nascido antes da data prevista como consequência de um retardo de crescimento intrauterino restrito (CIUR).
D
Um feto pode apresentar BPN por haver nascido pequeno para sua idade gestacional (parto prematuro).
E
No Brasil, cerca de dois terços dos recém-nascidos de BPN é prematura, e um terço sofreu CIUR.
No exame físico ortopédico, o teste de Trendelemburg avalia qual das condições clínicas:
Lactente que nasceu com 2,8 kg, APGAR 9 e 10, no primeiro e no quinto minuto, respectivamente, sem malformações ou outras alterações, consultou com três meses de vida, e o médico verificou que o lactente apresentava resposta ativa ao contato social (respondeu com sorriso e emissão de sons quando “conversou” com ele), segurava objetos e, quando colocado de bruços, levantava a cabeça, apoiando-se nos antebraços, sendo classificado nesta consulta como tendo desenvolvimento normal. Retorna para consultar com quatro meses de vida, e o médico, na avaliação do desenvolvimento, observa que, além dos marcos da consulta anterior, o lactente localiza sons, busca objetos ativamente e os leva à boca, mas não os transfere de uma mão para outra, muda de posição ativamente (rola), mas não senta sem apoio. Nessa consulta, qual a impressão diagnóstica do desenvolvimento do lactente, considerando o que foi acima informado e a classificação proposta na Caderneta da Criança do Ministério da Saúde?
Paciente teve a perna esmagada sob motocicleta durante 5h, com fraturas da tíbia e fíbula. Inicialmente foi tratado com gesso, evoluindo com dor intensa. Este aparelho foi bivalvado, porém a dor não melhorou. Após 4 meses, o exame físico mostrou deformidade do pé com 45 graus de equino e varo e mínima capacidade de extensão dos dedos e tornozelo. O pé é doloroso à carga. Baseado na história e exame clínico, qual deveria ser o melhor diagnóstico:
Um recém-nascido com dispneia e cianose progressivas associadas a abdome escavado provavelmente tem o diagnóstico de:
Compartilhar