Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Das seguintes afirmativas sobre baixo peso ao nascer (BPN), assinale a correta.

A
são considerados como BPN todos os recém-nascidos com peso inferior a 3.000 g, desde que a gestação tenha duração de nove meses.
B
o BPN é determinado por dois processos distintos: a duração da gestação e a velocidade de crescimento fetal.
C
Um feto pode apresentar BPN por haver nascido antes da data prevista como consequência de um retardo de crescimento intrauterino restrito (CIUR).
D
Um feto pode apresentar BPN por haver nascido pequeno para sua idade gestacional (parto prematuro).
E
No Brasil, cerca de dois terços dos recém-nascidos de BPN é prematura, e um terço sofreu CIUR.
Homem de 84 anos apresenta, há 6 anos, abaulamento em região inguinal direita, associado a discreto desconforto aos moderados esforços. Exame físico: PA = 160 x 105 mmHg; FC = 90 bpm; ritmo cardíaco regular, com bulhas hipofonéticas; murmúrio vesicular pulmonar diminuído nas bases; abdome flácido com hepatomegalia discretamente dolorosa e hérnia redutível em quadrante inferior direito do abdome, com anel herniário de 4 cm; presença de edema em membros inferiores (++/4+). HPP: DM, hipertenso e insuficiência cardíaca leve. Foi submetido à ressecção prostática transuretral há 2 anos, sem queixas de prostatismo ou constipação. Qual a melhor conduta para esse paciente?
Criança de sete anos brincava de jogar bets (VER IMAGEM) com seus colegas em casa quando em um lance, ao passar por trás de seu companheiro que estava para rebater uma bola, sofreu um forte impacto do taco de bets em seu olho esquerdo. No momento do impacto foi levado ao hospital onde no pronto atendimento o exame físico revelou: hematoma periorbitário esquerdo com edema importante. Movimentos oculares preservados em todas as direções. Amaurose à esquerda. Reflexo pupilar lento à esquerda. O reflexo vermelho estava presente e com brilho característico em olho direito, porém não havia reflexo vermelho em olho esquerdo. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao quadro clínico em questão:
O glaucoma é uma das principais causas de cegueira irreversível no Brasil. A droga hipotensora ocular que atua tanto por diminuir a secreção de humor aquoso quanto por aumentar o fluxo uveoscleral é:
Um recém-nascido de parto vaginal há 36 horas apresenta quadro de conjutivite com edema e secreção purulenta em ambos os olhos. Não há evidências clínicas e/ou laboratoriais de doença disseminada. Foi coletada secreção ocular para realização de bacterioscopia pelo Gram e cultura. Qual é a descriçao da bacterioscopia esperada para este caso?
Compartilhar