Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Neonatologia

Das seguintes afirmativas sobre baixo peso ao nascer (BPN), assinale a correta.

A
são considerados como BPN todos os recém-nascidos com peso inferior a 3.000 g, desde que a gestação tenha duração de nove meses.
B
o BPN é determinado por dois processos distintos: a duração da gestação e a velocidade de crescimento fetal.
C
Um feto pode apresentar BPN por haver nascido antes da data prevista como consequência de um retardo de crescimento intrauterino restrito (CIUR).
D
Um feto pode apresentar BPN por haver nascido pequeno para sua idade gestacional (parto prematuro).
E
No Brasil, cerca de dois terços dos recém-nascidos de BPN é prematura, e um terço sofreu CIUR.
Sobre a rinoscopia anterior, assinale a alternativa correta.
Depressão é uma doença que gera muito sofrimento ao paciente e é também uma das principais causas de anos vividos com incapacidade. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
A primeira hipótese diagnóstica em adulto com mais de 50 anos que se apresenta com dor abdominal aguda e localização mesogástrica ou periumbilical, acompanhada de hipotensão arterial deve ser:
Leia as descrições a seguir: I- Maria, de 6 anos, com quadro de início gradual, apresentando febre, mal-estar e anorexia, dor de garganta, conjuntivite, coriza, tosse e rouquidão com inflamação na laringe e algumas ulcerações em palato. / II- Vitor, de 10 anos, apresentando quadro de início súbito, com calafrios, febre, cefaleia, dor de garganta intensa, orofaringe hiperemiada com exsudato e adenite cervical anterior dolorosa. / III- Claudia, de 1 ano e 6 meses de idade, apresentando irritabilidade, recusa alimentar, febre baixa, episódios de vômitos e diarreia, chorosa ao exame clínico e otoscopia com abaulamento e hiperemia da membrana timpânica. / IV- Henrique, de 8 anos recusando ir à escola e referindo "orelha entupida" e dificuldade de ouvir, sem outras queixas ou sintomas aparentes e otoscopia com membrana timpânica retraída, cor amarelada e mobilidade diminuída. Identifique a alternativa onde os diagnósticos dos casos são mais prováveis:
Compartilhar